O Centro de Memória da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul foi criado, em 2024, através do Ato Normativo nº 001/2024, de 19 de julho, a partir do acervo e das construções de resgate e de preservação histórica da memória institucional realizados por mais de vinte e dois anos pelo Projeto Memória, coordenado, na maior parte dos anos, pelo Desembargador Militar Sergio Antonio Berni de Brum.

         O Centro de Memória é o ambiente físico de preservação e divulgação da memória institucional com caráter informativo, educativo e de interesse social. Ele compreende a pesquisa e a guarda da história institucional, a evolução dos recursos materiais e a compilação dos demais substratos marcantes da presença da Justiça Militar no Estado do Rio Grande do Sul. O acervo é composto de fotografias, documentos textuais e eletrônicos, processos e demais objetos caracterizadores do propósito histórico da instituição do Centro.

       Ao percorrer as exposições permanentes ou temporárias no Tribunal de Justiça Militar, os visitantes deparam-se com mobiliários, documentos, utensílios, quadros, medalhas, insígnias, fotografias, áudios, vídeos, notícias, informações de processos judiciais históricos e outros itens que revelam o valor histórico institucional.

        As exposições são abertas ao público e seus ambientes acolhem não só visitantes que circulam pelo Tribunal, mas centenas de alunos que participam das sessões didáticas promovidas pela Escola Judicial Militar.

          As exposições permanentes e temporárias podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

     Telefone: (51) 3214.1071

     E-mail: ejm@tjmrs.jus.br


Ato Normativo Presidência TJMRS nº 001/2024. 

Transforma o Projeto Memória da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul em Centro de Memória da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul.