Perguntas Frequentes

Como solicitar informações pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) da JMERS?
Quais informações podem ser solicitadas pelo cidadão?

A regra geral é que toda informação pública pode ser solicitada, tanto por pessoa física como pessoa jurídica.
Existem, porém, informações públicas cujo acesso é limitado por determinação legal ou em decorrência de classificações realizadas pelo órgão público detentor da informação.
São exemplos de informações sigilosas as informações relativas a transações bancárias; informações relacionadas a rendas, patrimônio, dívidas, dentre outras; e informações pessoais, relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem.
Já as informações consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado são passíveis de classificação. Existem três graus de classificação: ultrassecreta, secreta e reservada.
Atualmente a JMERS não possui informação de classificação nos termos da Lei de Acesso à informação (Lei 12.527/2011).

Qual o prazo de atendimento de um pedido de acesso à informação pela LAI?
É cobrado o serviço de busca e disponibilização das informações?
O que são informações pessoais?
O que é Transparência Ativa?
Quais os casos previstos para que um pedido de informação seja negado?
Quais os casos em que o cidadão poderá apresentar Recursos? Qual o prazo para apresentá-los?
Quem responde os Recursos de Primeira, de Segunda e de Terceira Instância?
Após a 3° Instância, ainda cabe mais algum recurso?