Vice-Presidente do TJM/RS compareceu à cerimônia de posse na AJURIS
No último dia 3 de fevereiro, o Juiz-Vice-Presidente do TJM/RS Fábio Duarte Fernandes representou a Justiça Militar gaúcha na cerimônia de posse da nova Direção da AJURIS.
Ex-presidente da AJURIS e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, destacou que a nova Direção dá continuidade a um movimento associativista democrático, plural e com foco efetivo nos interesses da Magistratura. “O Gilberto Schäfer representa um quadro da Magistratura que tem uma história muito importante e sempre foi um parceiro de lutas. Eu tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho”, salientou.
Demostrando o alinhamento das associações, o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, abordou a importância do retorno do ATS. Conforme o juiz de Direito, o tema está bem encaminhado no Senado Federal. “Estamos tratando da carreira da Magistratura, e essa noção o Senado percebeu, graças ao trabalho que a Magistratura nacional fez e no qual a AJURIS teve uma participação fundamental”, destacou.
Presenças
Entre as diversas entidades que prestigiaram a posse da Presidência da AJURIS, o presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), Sérgio Harris, saudou a parceria entre as associações e falou sobre os desafios conjuntos das entidades no próximo período. “A AJURIS é referência para outras entidades de classe. Nós temos várias atuações em conjunto”, apontou, fazendo referência à representação feita ao Ministério Público para ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual (LRFE). “O procurador-geral de Justiça sinalizou por uma apreciação breve até o final de fevereiro. Temos a convicção de que essa lei é prejudicial, pois ela limita indevidamente o orçamento dos outros Poderes”, concluiu Harris.
Prestigiaram a posse, também, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcellos; presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares; presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Lúcio Freire Trigueiro; secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos; ex-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Hebert José Almeida Carneiro; da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (Amajum), Natascha Maldonado Severo; secretário-geral adjunto da AMB, Alexandre Aronne de Abreu.