Tribunal tem novo presidente


Com o plenário da Corte lotado, o juiz-coronel João Vanderlan Rodrigues Vieira tomou posse na presidência do TJM. Como vice – presidente e Corregedor-geral da Justiça Militar do Estado assumiram, respectivamente, os juízes Geraldo Anastácio Brandeburski e Fernando Guerreiro de Lemos.
 
A solenidade, prestigiada por representantes dos Três Poderes do Estado, aconteceu nesta quarta-feira (08 de fevereiro) em sessão solene do Tribunal de Justiça Militar.
 
O novo presidente, que estará no cargo até fevereiro de 2014, substitui o juiz Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski. 
 
Novo Presidente explica Justiça Especializada

O juiz-presidente assegurou, no seu discurso de posse, que a sociedade não pode prescindir de uma justiça especializada para julgar crimes praticados por policiais militares. Argumentou que ela é um fator de segurança para o cidadão e de fortalecimento do Estado Democrático de Direito”. Lembrou, ainda, que à medida em que crescem o número e a complexidade das demandas, o Poder se especializa. Foi assim que “se criou a Justiça federal, a eleitoral e a militar”, ilustrou.
 
Autoridades presentes

Prestigiaram a solenidade as seguintes autoridades: Carlos Henrique Kaipper representando o Governador do Estado, Tarso Genro; Deputado Alexandre Postal, presidente da Assembleia Legislativa do RS; Dr. Eduardo de Lima Veiga, Procurador-Geral de Justiça do RS; Desembargador André Luiz Planella Villarinho, representando o presidente do TJ-RS;  Airton Michels, Secretário estadual de Segurança Pública do RS;  Dra. Jussara Maria Barbosa Acosta, Defensora-Publica Geral do RS;  Desembargadora Federal Marga Inge Barth Tessler, presidente do TRF4; Conselheiro Marco Peixoto, representando o TCE-RS; Desembargadora Maria Helena Mallmann, presidente do TRT4; Dr. Claudio Lamachia, presidente da OAB-RS; Dr. Paulo Adib Casseb, Corregedor-Geral da Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP); Delegado de Policia Ranolfo Vieira Junior, Chefe da Policia Civil; Conselheiro Raul C ohen, representando o presidente da FEDERASUL, José Paulo Dornelles Cairoli; Telmo Lemos Filho, Presidente da Associação dos Procuradores do Rio Grande do Sul (APERGS); Dra. Lilia Hagemann, secretária executiva da ADPERGS, representando a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS); Dr. Alexandre Sikinowski Saltz, Vice-Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP-RS); Dra. Maria Isabel da Costa, representando o Desembargador Henrique Nelson Calandra, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Dr. David Medina da Silva, Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP); Jadir Silva, Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJM-MG); Cel PM James Ferreira Santos, Corregedor-eleito do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerai s (TJM-MG); Professor Orci Paulino Bretanha Teixeira, representando a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Miriam Camargo Gonçalves, Diretora-Presidente do Movimento Assistencial da Brigada Militar (MABM); José Garcia de Freitas Junior, Vice-Procurador-Geral de Justiça Militar, representando a Procuradora-Geral de Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz; Maria Ignez Franco Santos, Procuradora de Justiça junto ao TJM-RS; Deputado Estadual Jorge Pozzobom; Octávio Augusto de Souza, juiz aposentado do TJM-RS; João Batista de Melo Filho, Presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa;  Mario Villas-Boas, Vice-presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa;  Ercy Pereira Torma, Conselheiro Honorário do Conselho Deliberativo da ARI; Alberto Delgado Neto, Diretor da Escola Superior de Magistratura.
 

Imagens da notícia