Tribunal prestigia Grande Expediente em homenagem ao Dia do Advogado
O Juiz Sergio Antônio Berni de Brum representou o TJMRS na homenagem prestada pelo deputado Pozzobom ao Dia do Advogado.
No período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13 de agosto), o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) prestou homenagem ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. O parlamentar discorreu sobre a importância da profissão e a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em momentos decisivos da história nacional.
Ele abriu seu discurso observando que a Assembleia Legislativa possui 55 deputados que são como 55 advogados que receberam uma procuração da sociedade para representá-la. Lembrou que a data comemorativa tem origem na criação dos dois primeiros cursos jurídicos do Brasil, em São Paulo e Olinda, em 1827. Dezesseis anos depois, registrou, foi criado o Instituto dos Advogados Brasileiro, que tinha como principal objetivo, segundo ele, formar a Ordem dos Advogados do Brasil, o que ocorreu somente em 1930.
Associaram ao discurso, em apartes, os deputados Ronaldo Santini (PTB), Miki Breier (PSB), Adilson Troca (PSDB), Jeferson Fernandes (PT), Ernani Polo (PP), Gerson Burmann (PDT), Gilberto Capoani (PMDB), Raul Carrion (PCdoB) e Paulo Odone (PPS).
Prestigiaram a homenagem o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, representando o governador do Estado; o vice-presidente nacional do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia; o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o promotor de Justiça Adriano Marmitt; o defensor público Rodolfo Malhão; os representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Cláudio Antônio Barbosa, e do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Machado Neto, entre outras autoridades.
Frente parlamentar
Ao término do discurso, foi lançada a Frente Parlamentar da Advocacia, que terá por finalidade, segundo o deputado, debater e propor projetos de apoio à classe no Estado. De acordo com o parlamentar, os trabalhos serão voltados às reivindicações da categoria e também a iniciativas protagonizadas pela OAB, além de temas como a reforma política, os 12% do orçamento estadual e 10% do orçamento federal para a saúde, a campanha Brasil contra a violência e o movimento de combate à impunidade e à corrupção.