Tribunal de Justiça Militar prestigia evento promovido pela AJURIS
O vice-presidente da Corte, Juiz-Militar Fábio Duarte Fernandes, representou o TJM no encontro “Jornadas de Justiça Restaurativa - Unindo o Rio Grande pela construção da paz”, iniciativa organizada pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul e pela Escola Superior da Magistratura, que ocorreu nessa terça-feira (21 de março de 2017), na Capital gaúcha. O evento teve como destaque a exposição do especialista canadense Aaron Lyons, que relatou a experiência com crimes de maior potencial ofensivo.
Em um auditório lotado, Lyons falou por mais de duas horas sobre a busca de caminhos para a inclusão de pessoas que cometeram crimes graves e o reestabelecimento de diálogo com a sociedade, propondo a reflexão sobre os atos criminosos e também sobre os efeitos nas vidas das vítimas. Para isso, o especialista canadense, há uma década atuante como facilitador e mediador de processos de restauração, apontou que a metodologia deve ser amparada na garantida de justiça para vítima, justiça para os ofensores e diálogo entre os envolvidos.
A temática da Justiça Restaurativa já é discutida na AJURIS há mais de 10 anos e representa uma importante pauta de repercussão nacional no Poder Judiciário. A iniciativa das Jornadas tem raíz no Protocolo de Cooperação por uma Política de Estado de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, em que estão engajados o Governo do Estado, o Poder Judiciário do RS, Ministério Público do RS, Defensoria Pública RS, com apoio e promoção da Escola da AJURIS, da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), da Unilasalle, da Faculdade Dom Bosco. Colaborando com este coletivo, Consulado-Geral do Canadá em São Paulo, representado pelo Cônsul Colin Shonk.
Fonte: Site Ajuris, fotos de Joice Proença/Ajuris