Tribunal aprova Plano de Logística Sustentável
Em Sessão Administrativa especial, o Pleno do TJM/RS aprovou e o Juiz-Presidente da Corte autorizou imediata implantação e operacionalização do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça Militar gaúcha para o período 2016-2020.
Atendendo prescrições da Resolução Nº 201 de 03 de março de 2015, que dispõe sobre a criação e competências das unidades socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ), a JME/RS transformou sua Comissão Ambiental, chamada JMEco, em Unidade Socioambiental e criou a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), composta por servidores designados por ato normativo, com a atribuição de elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS.
Objetivo
Conforme prevê a Resolução Nº 201 do CNJ e o próprio Planejamento Estratégico da Instituição, o objetivo do PLS é melhorar a eficiência do gasto público e a gestão dos processos de trabalho. É um instrumento vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, contendo objetivos, metas, responsáveis, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade.
Metodologia
A partir do diagnóstico feito pela Comissão do PLS junto à Direção-Geral e ao Gabinete da Presidência, onde foram considerados indicadores de 2015, a análise do ambiente interno e externo, e o Planejamento Estratégico 2015-2020 do TJM/RS. Assim, foi possível definir os planos de ação para cada tema, contendo objetivos, metas, cronograma de implementação e responsáveis pelas ações.
O monitoramento dos indicadores estabelecidos pela Resolução 201/2015-CNJ é realizado pelo setor de Estatística, que alimenta e encaminha os dados mensal, semestral ou anualmente, conforme a periodicidade de cada informação.
O desempenho ambiental e econômico do PLS da JME/RS será avaliado pela Comissão PLS em reuniões semestrais, ou reuniões extraordinárias quando houver necessidade, por meio do acompanhamento dos planos de ação e dos indicadores socioambientais medidos no período. Ao final do ano, o PLS será revisado, passível de sofrer alterações.
Conheça o Plano de Logistica Sustentável da JME/RS aqui
Planos de ação
O PLS aprovado prevê planos de ação divididos em 13 temas:
1 – Materiais de consumo - uso eficiente de insumos e materiais considerando, inclusive, a implantação do PJe e a informatização dos processos e procedimentos administrativos (papel, copos descartáveis e água engarrafada);
2 – Impressão de documentos e equipamentos instalados (Diminuir o impacto ambiental através da redução de consumo de papel. Reduzir o número de impressões por pessoa em 10% ao ano);
3 – Energia elétrica (Reduzir o consumo de energia elétrica por área construída em 2% ao ano);
4 – Água e esgoto (Reduzir a partir de 2017 em 1% ao ano o consumo de água por área construída);
5 – Gestão de resíduos (Aumentar a quantidade de resíduos recicláveis destinados a cooperativas certificadas e projetos sociais em 5% ao ano a partir de 2017);
6 – Qualidade de vida no ambiente de trabalho (Aumentar em 2% a cada ano a participação nas ações voltadas para qualidade de vida no ambiente de trabalho);
7 – Telefonia (Reduzir os gastos com telefonia em 2% ao ano);
8 – Vigilância (Dotar de efetivo os postos vagos de vigilância até 2018 na medida de um por ano);
9 – Limpeza (Manter os ambientes limpos, otimizando os custos com materiais de limpeza e higiene);
10 – Combustível (Reduzir o consumo de combustível na medida de 2% por ano até 2020);
11 – Veículos (Renovar ou descarregar os veículos com mais de sete anos de uso);
12 – Layout (Realizar eventuais reformas ou ampliação predial levando em conta critérios de sustentabilidade ambiental);
13 – Capacitação de servidores em educação socioambiental. (Capacitar por meio de cursos no mínimo 2 servidores ao ano até 2020).