Transparência é uma questão de acesso virtual
Começa a renovação dos equipamentos de informática
Vivemos num contexto altamente informatizado. A tecnologia permite, como nunca, o acesso franco e rápido do cidadão às informações de seu interesse. Neste cenário, quando a pessoa não encontra alguma coisa rápida e facilmente na internet, é como se esta coisa não existisse.
A Justiça Militar do Rio Grande do Sul nunca sonegou informações administrativas ou jurisdicionais a ninguém. Mesmo assim, já foi acusada de falta de transparência. Na verdade, o que ocorria era uma necessidade de evolução em sua Tecnologia de Informação.
Durante os dois últimos anos, a JME, superando dificuldades de recursos, investiu em projetos de TI. No final do ano passado o Tribunal Justiça do Estado realizou licitação onde incluiu demandas da Justiça Militar. Por conta disso, mais de 50 equipamentos novos, incluindo computadores, impressoras e monitores, estão sendo agora preparados para entrega em setores do Tribunal e nas Auditorias.
É mais um passo no sentido de melhorar as condições de trabalho e o desempenho dos seus servidores e magistrados qualificando, também, o serviço oferecido à sociedade.
Ainda no decorrer do ano de 2009, graças ao esforço interno e ao apoio efetivo do Conselho Nacional de Justiça, que forneceu “equipamentos servidores de rede” ao TJM, foi possível colocar no ar um site dinâmico e amigável, onde qualquer cidadão dispõe de fornecimento de certidões negativas on-line, acompanhamento de processos, pautas de audiências, prestação de contas, guia de acesso à Justiça Militar e muitas outras informações.