Trabalho de conclusão aborda atuação da Justiça Militar


Na última sexta-feira (08/05), o Presidente do TJMRS Sergio Antonio Berni de Brum recebeu, em gabinete, o 1° Ten. Jadson Lopes Castanho e o Cel. Luís Olavo Vinícius de Lara.

O Ten. Castanho entregou ao Juiz-Presidente uma cópia de seu trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Segurança Pública e Mediação de Conflitos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

O trabalho “Resposta judicial à violência e à letalidade policial militar do Rio Grande do Sul”, tem por objetivo central responder se “O Tribunal de Justiça Militar e o sistema que coordena - Justiça Militar Estadual – consegue ser um ator de controle e prevenção à violência policial em sua esfera de atuação”.

JME educativa e preventiva

“O trabalho apresentado pelo Ten. Castanho cumpre dois papeis: primeiro aponta uma relação que faço questão de reforçar sempre em minhas falas, a de uma Justiça Militar que é sim coercitiva, pois ela pune, porem, mais do que isso, é uma justiça educativa e preventiva. E o segundo, o papel de trazer à sociedade mais conhecimento a respeito da JME”, falou Brum.

Uma copia do trabalho ficará a disposição para consulta na biblioteca do Tribunal de Justiça Militar.

Imagens da notícia