Trabalho conjunto dos cinco tribunais do RS é destaque no lançamento do 3ª Encontro Nacional sobre a Memória do Poder Judiciário

enam

Ocorreu nesta quarta-feira (1º/3), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o lançamento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam). A cerimônia contou com a presença dos representantes dos cinco tribunais com sedes no Rio Grande do Sul e foi transmitida pelo Youtube do TRT. O evento, que tem o objetivo de debater temas de interesse da gestão documental e de memória do Judiciário, acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio.   

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, desembargador militar Amilcar Macedo,   e o corregedor-geral do TJM, desembargador militar Paulo Roberto Mendes, prestigiaram a solenidade, representando a justiça militar gaúcha.  

Em sua manifestação,  o  desembargador-presidente lembrou que o encontro é uma grande oportunidade para que se possa mostrar os valores e as raízes do Poder Judiciário.  “A Justiça Militar completa 175 anos aqui no Rio Grande do Sul. Desde 1848, ao final da Guerra dos Farrapos, existe a Justiça Militar e poucas pessoas sabem disso. Essa é uma oportunidade extraordinária para mostrar a importância do nosso trabalho”, ponderou.

Durante o evento, também foi lançado o site do Enam  (https://sites.google.com/trt4.jus.br/enam) , onde pode ser conferida a programação completa. Um encontro preparatório ocorrerá entre os dias 13 e 14 de abril, de forma online. As inscrições para ambos já estão abertas e podem ser feitas acessando esse link. Podem participar magistrados e servidores em geral, gestores e integrantes de unidades de gestão documental e de memória, arquivos e bibliotecas dos tribunais, além de estudantes universitários.

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Tribunal de Justiça (TJ-RS), Tribunal de Justiça Militar (TJM-RS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) são os organizadores do Encontro, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A organização conjunta é uma novidade, aprovada pelo CNJ em 2022. As atividades do III Enam acontecerão nas sedes do TJ-RS, TRT-4 e TRF-4.

Com informações da ASCOM/TRT4

Fotos:  Ascom/TRT4 



                                          

Imagens da notícia