Toma posse novo Defensor Público-geral do Estado


O juiz- vice-presidente do TJM-RS, Geraldo Anastácio Brandeburski, representou a Justiça Militar gaúcha na posse de Nilton Leonel Arnecke Maria como Defensor Público-geral do Estado do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorrida nesta sexta-feira (13 de abril), no auditório Romildo Bonzan do Tribunal de Contas do Estado, contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Arnecke, que conduzirá a instituição no biênio 2012/2014, foi o mais votado pela classe na eleição realizada em março e, no último dia 2 de abril, foi nomeado defensor público-geral do Estado pelo governador Tarso Genro.

Participaram ainda da solenidade o Procurador-geral do Estado, Carlos Kaiper, representando o governador Tarso Genro; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Alexandre Postal; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Baldino Maciel; o Procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; deputados federais e estaduais, secretários de Estado, a Corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado Dirce Bravo Martins, a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Patrícia Kettermann, entre outras autoridades.

Trajetória de Nilton Arnecke

Aprovado no primeiro concurso para defensor público do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke Maria, atuou, a partir de 2002, nas Comarcas de Canoas, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Rosário do Sul e Estrela, inaugurando o atendimento em Teutônia. Em 2004, removeu-se para São Leopoldo. É classificado na 5ª Defensoria Pública Especializada em Ajuizamento da Capital. Por designação excepcional, atuou na 19ª Câmara Cível do TJRS. Especialista em Direito Sanitário. Foi vice-presidente eleito da Associação dos Defensores Públicos do RS (Adpergs), de 2005 a 2007. De 2008 a 2009, foi coordenador da Regional I (Porto Alegre) e, desde 2010, é subdefensor público-geral do Estado, tendo sido presidente da Comissão de Elaboração do Projeto de Criação do Quadro de Servidores da Defensoria Pública. Natural de Canoas/RS, é casado, pai de duas filhas e tem 39 anos.

 

* Com informações da DPE-RS

Imagens da notícia