Toma posse nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa
Nesta terça-feira (31 de janeiro de 2012) em sessão solene realizada no Plenário Vinte de setembro, tomou posse o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Alexandre Postal (PMBD). No mesmo ato foi empossada a Mesa Diretora, cuja gestão iniciada em 31 de janeiro de 2012 vai até 31 de janeiro de 2013. O presidente do TJM-RS, Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski, representou a Justiça Militar do Estado na solenidade.
A nova composição da Mesa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que, com 48 votos favoráveis, confirmaram o acordo pluripartidário que garante o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas ao longo da 53ª Legislatura.
O novo presidente do Legislativo Rio-grandense, Alexandre Postal, destacou que a “a Assembleia será um espaço aberto de debates com o governo, investidores, instituições públicas e privadas, entidades representativas da população, para discutir o Estado que queremos”. O deputado ainda citou alguns dos temas que elencou importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como o acesso asfáltico a dezenas de municípios gaúchos e a busca de soluções definitivas ao enfrentamento da estiagem.
Presidente: Alexandre Postal (PMDB)
1º vice-presidente: Zilá Breitenbach (PSDB)
2º vice-presidente: Alceu Barbosa (PDT)
1º secretário: Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Valdeci Oliveira (PT)
3º secretário: José Sperotto (PTB)
4º secretário: Catarina Paladini (PSB)
1º suplente de secretário: Álvaro Boessio (PMDB)
2º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
3º suplente de secretário: Raul Carrion (PCdoB)
4º suplente de secretário: Carlos Gomes (PRB)
Presenças
Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o governador Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Léo Lima; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola; o senador Pedro Simon (PMDB/RS); o presidente estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro; os deputados federais gaúchos Giovani Cherini (PDT), Osmar Terra (PMDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Vilson Covatti (PP), Alceu Moreira (PMDB) e Darcísio Perondi (PMDB); os ex-governadores Jair Soares, Olívio Dutra e Germano Rigotto.