Todos os dias das mulheres

No dia 8 de março de 1857, operárias foram trancadas dentro de uma fábrica e trucidadas. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.  Era uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, onde as operárias faziam greve e protestavam por melhores condições de trabalho, como por exemplo a redução da jornada que era de 16 horas diárias.

Somente no ano de 1910  ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres assassinadas. Mas somente no ano de 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas.

Muita luta e muito tempo foram necessários para que o dia 8 de março pudesse ser comemorado. O direito ao voto feminino no Brasil, por exemplo, só foi instituído em 24 de fevereiro de 1932. E é por este motivo que muitas ativistas mulheres preferem comemorar o dia da mulher nesta data.

A Presidência do Tribunal de Justiça Militar e seus demais juízes, portanto, manifestam seu desejo de reverenciar a mulher durante os 365 dias do ano.

Obrigado a todas as mulheres, hoje e todos os dias!