TJRS promove pré-lançamento do documentário Olha Pra Elas

olha

O Tribunal de Justiça do Estado, através da sua Ouvidoria da Mulher, promoveu, no dia 24 de abril, a sessão de pré-lançamento do documentário  “Olha para Elas”.  A produção aborda o tema das  mulheres envolvidas com o cárcere e criminalidade.

A atividade foi coordenada pela ouvidora da mulher do TJRS, desembargadora Jane Vidal, e contou com a presença do Ouvidor da JME, desembargador militar Sergio Antonio Berni de Brum,  e de servidores do TJMRS

Sinopse:  O Olha Pra Elas mergulha na rotina de cinco mulheres que vivem o drama do cárcere e a separação dos filhos, os quais esperam dela o sustento familiar. O filme mostra como a privação de liberdade feminina, em efeito cascata, pode construir um círculo vicioso de danos que atingem a sua família e sociedade.

Além dos impactos do encarceramento feminino, a obra também evidencia a discriminação que ecoa na sociedade fora e atrás das grades, a violência de gênero. Tudo isso se dá de uma forma intimista, através de reflexões e conversas com testemunhas e especialistas.

 Adelaide, Tatiane, Catia, Naiane e Roselaine têm em comum o fato de serem mães e viverem longe dos filhos. Esse afastamento tem um mesmo motivo: estão aprisionadas. Cada uma dessas histórias de vida, mesmo com as especificidades, representa uma questão de gênero e a realidade de mais de 40 mil mulheres brasileiras.

Prisões precárias e inadequadas, abandono e desestruturação do lar são os principais problemas enfrentados por elas.

A direção de Olha Pra Elas é de Tatiana Sager com roteiro de Renato Dornelles e Luca Alverdi.

·     *   Com informações da Ouvidoria do TJMRS




Imagens da notícia