TJMRS realiza capacitação em Justiça Restaurativa a bombeiros militares.
No dia 3 de junho, o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul realizou atividade de sensibilização na temática da Justiça Restaurativa a alunos-oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado. O evento foi realizado na sede do TJMRS na capital.
A atividade foi iniciada com uma acolhida do presidente do Tribunal, desembargador militar Amilcar Macedo, que falou sobre o funcionamento da Justiça Militar e ainda ofereceu elementos históricos sobre Justiça Restaurativa.
Na sequencia, a sensibilização foi conduzida pela juíza Viviane Freitas Pereira, coordenadora da Comissão de Justiça Restaurativa da JME. Em sua explanação, a magistrada falou sobre aspectos gerais ligados à justiça restaurativa como a sua implantação em projeto-piloto na justiça militar, as metodologias empregadas , e públicos envolvidos.
A seguir a servidora Francine Feldens, integrante da Comissão e Facilitadora de Círculos de Construção de Paz, fez uma breve explanação sobre as práticas circulares que podem ser utilizadas no desenvolvimento das atividades e competências profissionais dos bombeiros.
Ao final, o desembargador militar Rodrigo Mohr Picon, diretor da Escola Judicial Militar, fez a fala de encerramento da capacitação na qual abordou o ineditismo do Projeto de Justiça Restaurativa nas instituições militares.