TJMRS promove Semana de Combate ao Assédio com ações de conscientização e prevenção

Em atendimento à solicitação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) realizará, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, a Semana de Combate ao Assédio na Justiça Militar do RS. A programação contará com atividades voltadas à conscientização, prevenção e enfrentamento de situações de assédio no ambiente institucional.
A semana inicia com a aplicação da pesquisa “Você reconhece uma situação de assédio?”, voltada a magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, além de profissionais terceirizados. O objetivo é promover uma escuta ativa e qualificada sobre a percepção de assédio no ambiente de trabalho.
No dia 6 de maio, às 14h, haverá palestra presencial com o tema \"Violência e Assédio: a prevenção é possível?\", ministrada pela psicanalista Dra. Renata Vives, sob coordenação da Desembargadora Militar Gabriela John e da Juíza Auxiliar da presidência e coordenadora da Comissão de Enfrentamento ao Assédio na JME, Viviane de Freitas Pereira. Na sequência, às 15h, será feito o lançamento da nova cartilha da campanha \"Basta\", com conteúdo informativo sobre o assédio além da utilização de ferramenta de inteligência artificial voltada à linguagem simples.
O evento ocorrerá no Plenário Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro e contará com transmissão ao vivo pelo canal do TJMRS no YouTube.
A programação segue no dia 7 de maio, às 14h30, com a exibição do documentário \"Precisamos falar do Assédio\", em atividade cultural na Sala de Inovação do TJMRS.
Encerrando a semana, no dia 8 de maio, às 14h, será realizada a palestra virtual \"Assédio Moral Virtual e Direito à Desconexão\", conduzida pelo servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Arthur Pieper Neto, também sob coordenação das magistradas Gabriela John e Viviane de Freitas Pereira. A palestra será transmitida pelo canal do TJMRS no YouTube.
A Semana de Combate ao Assédio é uma realização da Comissão de Enfrentamento ao Assédio do TJMRS com apoio da Presidência.