TJMRS prestigia celebração à Semana da Pátria na Câmara
Na última terça-feira (4 de setembro) o Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS João Vanderlan Rodrigues Vieira compôs a mesa oficial na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores da Capital, em homenagem à Semana da Pátria. Realizada no Plenário Otávio Rocha por proposição da Mesa Diretora, a solenidade foi presidida pelo vereador Elói Guimarães.
Em sua fala, Elói lembrou que é uma tradição da Casa reverenciar "a pátria de todos nós" nesta semana. Disse que muito tem se falado sobre o conceito de Pátria. Lembrou uma definição de Ruy Barbosa que dizia: “Pátria não é um sistema, nem uma seita, mas sim o céu, o solo, o povo, as suas tradições, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados. É o valor maior que a todos congrega”. O vereador ainda pediu uma reflexão sobre os valores de uma nação.
Já o vereador João Carlos Nedel, em aparte concedido e falando em nome da bancada do PP, disse que a Pátria "é a mãe de todos, onde se nasce e se vive". Destacou também o papel das Forças Armadas na preservação da segurança nacional.
Defesa Nacional
O presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Floriano Gonçalves Filho, demonstrou preocupação com o que classificou de substituição de valores, onde as questões materiais, muitas vezes, se sobrepõem à responsabilidade e ao respeito. Disse que é preciso conhecer melhor a nossa história e conclamou todos a desenvolverem um espírito patriótico e de amor à Pátria. Lembrou que foi Dom Pedro I, nascido em Portugal, mas com espírito de brasilidade, que proclamou a Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822.
Também estiveram presentes à solenidade o comandante do V Comar, major brigadeiro do ar Flávio dos Santos Chaves; o representante do Comando Militar do Sul, general de divisão Manoel Luiz Navaz Pafiadache; o delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão de Fragata Jaime Tavares Alves Filho; a presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova; o Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, João Vanderlan Rodrigues Vieira; o juiz do Foro da Comarca de Porto Alegre Vanderlei Deolindo, e o diretor do DMLU, Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves.