TJMRS presente ao VIII COJUD

viiicojud

Cerimônia realizada na noite do dia 3 de maio, em São Luís (Maranhão), marcou a abertura do VIII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) e o I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM).

Com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências, o COJUD reunirá ouvidores e ouvidoras judiciais de tribunais de todo o país, além de servidores e servidoras.

O Ouvidor do TJMRS, desembargador militar Sergio Antonio Berni de Brum, representa a Justiça Militar Estadual no encontro.

 

Participarão do COJUM ouvidores e ouvidoras da Mulher de tribunais, além de servidores e servidoras integrantes das ouvidorias, com o objetivo de discutir sobre a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; limites, avanços e desafios das Ouvidorias; além de debater boas práticas.

 

COJUD

 

Fundado em 6 de março de 2015, na cidade de Fortaleza (CE), o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) teve como anfitrião o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, eleito na ocasião Presidente do COJUD. Atualmente, o presidente do COJUD é o desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

 O Colégio é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de Ouvidor(a), bem como por sua comissão executiva.

O intuito da sua criação é melhor atender as diversas demandas recebidas pelas Ouvidorias Judiciais, defender as suas prerrogativas e as funções institucionais na representação dos legítimos interesses dos cidadãos e cidadãs, incentivar a integração das Ouvidorias.

 COJUM

 O Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) foi criado no dia 15 de fevereiro de 2023, durante o Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Atualmente, a presidente do COJUM é a desembargadora Tânia Reckziegel.

 O órgão possui como competência combater todas as formas de violência, assédio e discriminação contra a mulher, no âmbito do Poder Judiciário.




* com informações e fotos ASCOM/TJMA



Imagens da notícia