TJMRS celebra 159 anos do nascimento do Coronel Afonso Emílio Massot, patrono da Brigada Militar
Na abertura da sessão de julgamento realizada em 16 de outubro, o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) prestou homenagem ao Coronel Afonso Emílio Massot, celebrando os 159 anos de seu nascimento, ocorrido em 16 de outubro de 1865.
Coube ao vice-presidente e decano da corte, desembargador militar Sérgio Berni de Brum, conduzir a homenagem que relembrou a importância de Massot para a Brigada Militar e para o próprio TJMRS.
Massot nasceu em Pelotas em 1865 e faleceu na capital, em 21 de outubro de 1865. Patrono da Brigada Militar, foi um dos grandes mentores e incentivadores da criação do Conselho de Apelação da Brigada Militar, em 1918, uma das denominações do Tribunal de Justiça Militar do Estado. O oficial também foi o primeiro presidente desse Conselho, entre 1918 e 1925, período em que presidiu a Corte de Apelação.
Em seu discurso, o desembargador Brum resgatou a trajetória do Coronel Massot, ressaltando seu papel à frente da Brigada Militar, que comandou de 1915 a 1925, e sua contribuição decisiva para a estruturação da Justiça Militar no estado.
Mais informações sobre o acervo de memória do TJMRS em (https://www.tjmrs.jus.br/portal-memoria).