TJM-RS prestigia inauguração do Retrato de Vilson Darós
O Juiz-presidente do TJM-RS, Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski acompanhou o descerramento do retrato do desembargador federal Vilson Darós na Galeria dos Presidentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A solenidade que ocorreu nesta quarta-feira (30 de novembro), conduzida pela presidente do TRF4, desembargadora Marga Barth Tessler, marcou também a inauguração do painel da gestão de Darós, que comandou o TRF4 entre 2009 e 2011, no Espaço Histórico das Administrações da corte, localizado no Gabinete da Presidência.
Durante a gestão de Darós houve a implantação do processo eletrônico judicial (o e-Proc v2) e administrativo (o Sistema Eletrônico de Informações-SEI) em toda as unidades da Justiça Federal da Região Sul. No período também foi aprovado o atual Planejamento Estratégico do TRF4, alinhado às metas do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, e o novo Regimento Interno do Tribunal.
Estavam presentes, representando a OAB-RS, a secretária-geral da Insituição, Sulamita Santos Cabral, o coordenador das subseções da OAB-RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o conselheiro seccional Marino Outeiro; o desembargador Jorge Zugno; representando a direção do Foro da JFRS, juiz Marcelo De Nardi; e o procurador regional da União da 4ª Região, Luis Alcoba de Feitas.
Trajetória
Vilson Darós graduou-se em Direito pela PUC/RS e é mestre em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu MBA em Administração do Poder Judiciário. Tomou posse como juiz federal em 1987, tendo exercido o cargo de diretor do Foro da SJRS em 1993. No ano seguinte, foi promovido a desembargador do TRF4. Na corte, além de presidente, Darós foi membro do Conselho de Administração, coordenador dos JEFs, vice-corregedor, vice-presidente e corregedor-geral da JF da 4ª Região. Também foi juiz suplente e titular do TRE/RS.
Interação com o TJM-RS
Durante a gestão de Vilson Darós a Justiça Militar gaúcha manteve com o TRF4 um relacionamento de dialogo e troca de conhecimentos. Através da parceria entre as duas Instituições foi possível iniciar a implantação do Processo Eletrônico Administrativo (o Sistema Eletrônico de Informações - SEI) nas Justiças Militares dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Foi assinado com o TRF4 um termo de cooperação técnica, por meio da qual o órgão garantiu às Justiças Militares o suporte e o treinamento para utilização do Sistema. Isso permitiu com que fosse possível atingir a Meta 8 de 2011 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, que consiste em implantar a gestão de processos em pelo menos 50% das rotinas administrativas.