TJM/RS participa do Seminário que marca o encerramento do programa de valorização dos juízes

A primeira fase do Programa de Valorização: Juiz Valorizado, Justiça Completa terminará nesta terça-feira ( 18 de junho), em um seminário que será realizado em Brasília/DF.  Desenvolvido desde o ano passado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa teve por objetivo debater e angariar sugestões para a elaboração de um plano de ação destinado à valorização da magistratura e do Poder Judiciário, no que diz respeito tanto à estrutura de trabalho como no relacionamento com a sociedade. Os tribunais do País têm até 7 de junho para inscrever juízes e servidores para participar do encerramento.

A iniciativa foi lançada nas cinco regiões do Brasil em eventos que contaram com a participação de magistrados de todos os segmentos do Poder Judiciário. O primeiro ocorreu na Região Sul, em junho do ano passado, com a realização de um encontro no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Florianópolis/SC. Em agosto, o programa foi apresentado na Região Sudeste, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, que fica em Belo Horizonte/MG.

Na sequência, os lançamentos foram realizados no Centro-Oeste, também em agosto, com a divulgação na Associação dos Magistrados do Estado de Goiás. No Nordeste, foi em setembro, com a realização de debate no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife/PE. E no Norte, também ocorreu em setembro, com uma reunião no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, em Manaus/AM.
 
O conselheiro Lucio Munhoz, presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, conta que os debates resultaram na elaboração de propostas para a melhoria das condições de trabalho e de segurança dos magistrados, assim como para o maior esclarecimento do papel do juiz junto à população. As propostas serão finalizadas no seminário de encerramento do programa. “O balanço foi muito positivo. Todos os segmentos do Poder Judiciário refletiram sobre a atuação da Justiça e dos magistrados dentro da comunidade, assim como no relacionamento com a sociedade. Ideias foram apresentadas. O próximo passo será sedimentar as propostas no seminário”, explicou.

O TJM/RS está enviando seu coordenador de comunicação social, Jornalista Jaurês Palma, com o  objetivo de  contribuir com a multiplicação pública dos resultados do evento, no Estado do Rio Grande do Sul.