TJM-RS participa do Encontro que discutiu a capacitação do Judiciário
Presidentes de tribunais e diretores de 88 escolas judiciais querem o aperfeiçoamento profissional dos magistrados
O presidente do TJM-RS, Juiz Dr. Geraldo Anástacio Brandeburski, representou a Justiça Militar Gaúcha, no Encontro Nacional do Judiciário sobre Capacitação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro reuniu, nesta sexta-feira (15 de abril) em Florianópolis, magistrados e membros de 88 escolas judiciais, que discutiram formas de aperfeiçoamento profissional dos juízes e servidores do Poder Judiciário.
A partir das discussões realizadas, a maioria dos presentes concluiu que todos os magistrados, sem exceção, devem se submeter a cursos de capacitação, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça. De acordo com a pesquisa, 95% dos presentes concordaram que “é possível uma maior integração entre as escolas judiciais brasileiras para troca de experiências e compartilhamento de mecanismos de recursos humanos e materiais”.
Nas 24 questões da pesquisa, os magistrados e diretores de escolas se posicionaram a favor também da capacitação dos servidores e de mandatos para diretores das escolas judiciais. Os participantes ponderaram que seria conveniente a adoção de um período de estágio para o ingresso na carreira de magistrado. Defendem também que o curso de formação inicial do juiz seja a última etapa no concurso de ingresso na magistratura, e julgam necessária uma maior valorização do princípio da integridade nos cursos de formação.
Embora os participantes do encontro tenham ressaltado a importância da capacitação de magistrados e servidores, a maioria (59%) disse ser impossível requalificar todos os servidores no prazo de um ano.
Durante o encontro, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), ocorreu também o lançamento da escola judiciária da América Latina, que vai trabalhar na integração judiciária da região.