TJM publica o livro: Auditorias da Justiça Militar do RS


A publicação do livro “Auditorias da Justiça Militar do RS” vem em complemento as comemorações de aniversário do centenário do TJM e dos 171 anos da Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Sua publicação digital se encontra no site do TJM/RS.

 A obra, conta um pouco da trajetória e da história das Auditorias, de seus magistrados/servidores e de seus processos que alcançaram expressão.

 Os capítulos que seguem são destinados a cada uma das Auditorias com suas peculiaridades e processos célebres que causaram repercussões nas mídias locais, nacionais e, até, internacionais como o “Caso da Boate Kiss”, julgado pela Auditoria de Santa Maria. A cada início de seção, buscou-se contextualizar historicamente o momento de criação da Auditoria através de insights de fatos ocorridos naquele ano.

 Como capítulo especial, a obra traz a “A presença feminina na Justiça Militar”, no qual se registra que, em 2019, a Justiça Militar é constituída por mais de 70% de mulheres, dados que diferenciam a Justiça Militar do Rio Grande do Sul da maioria da realidade dos primeiros graus de jurisdição de outros Poderes Judiciários no Brasil.

 Por fim, como último capítulo, registram-se para a posteridade as “Auditorias em 2019”, seção na qual se presta carinhosa homenagem aos servidores e aos magistrados da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, através das palavras de cada Juiz de Direito Titular do Juízo Militar aos seus colegas de jurisdição, e aos servidores ativos e inativos. Ademais, diversos registros fotográficos colorem esta preservação institucional da memória do Primeiro Grau da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

  A produção do livro

 O projeto foi elaborado pela equipe do Núcleo de Biblioteca e Memória que se dubruçou na sua elaboração, citando-se: a Curadora Francine Feldens, incubida de liderar as etapas do processo e responsável pelos capítulos sobre a presença feminina na Justica Militar e pelas Auditorias em 2019; os mentores textuais históricos, Guilherme Nicolini Pires Masi e Rejane Maria Di Leone, auxiliados pelas estagiarias Luciana Taís Olbermann e Mariangela Pagliarini; e Ana Clara Dias Bonfante, responsável pela diagramação e pelo Projeto Gráfico da obra.

 Disponibilização dos exemplares

 Os 200 exemplares do livro não foram ordenados por caso fortuito, mas sim para novamente evidenciar a celebração dos aniversários da corte castrense e da JME e, especialmente reproduzir um pouco de sua história. Foram impressos pela gráfica Centhury, de Porto Alegre – RS. Deste total da tiragem, uma parte está destinada aos magistrados e servidores das Auditorias, para o Projeto Memória, STM, AMAJME, TJMMG, TJMSP, Biblioteca Nacional, Museus, Universidades, Brigada Militar e Comando de Bombeiros Militares RS, dentre outros.

 Os interessados em obter o livro digital podem utilizar da tecnologia QRC que está disponível na publicação impressa dispondo também, dos registros do ISBN e código de barras, tudo com o intuito de dar credibilidade à publicação.

 Clique aqui para acessar o livro.

Imagens da notícia