TJM participa de Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça Militar participou, ontem, (25/2) do primeiro dia do Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),se realiza na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF) e reúne profissionais responsáveis pela comunicação nos tribunais de todo o país. Na primeira palestra, o diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, falou sobre o cumprimento das metas que abordam a redução do estoque de processos, do combate à improbidade administrativa e à corrupção. Bonifácio chamou atenção para a importância dos setores de comunicação na aproximação dos tribunais com a sociedade. "A função do jornalista do Poder Judiciário mudou nos últimos anos. Antes, a prioridade era cuidar basicamente da imagem dos juízes e dos tribunais. Hoje o jornalista deixou de ser aquele porta-voz que não falava muito", disse. Segundo Bonifácio, houve também evolução na relação dos juízes com a imprensa. "Antigamente, dizia-se que o juiz só falava nos autos. Hoje é diferente", afirmou.
Agenda
A atuação e os desafios da comunicação social no Poder Judiciário foram os temas que ocuparem a mesa de abertura do Encontro. "O workshop sobre mídias sociais foi ampliado para tornar-se encontro nacional, para tratarmos das nossas linhas básicas de atuação e cooperação", afirmou o secretário de Comunicação Social do CNJ, Marcone Gonçalves. Os demais membros da mesa , Secretários de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Machado, e do CJF, Roberta Bastos Cunha, falaram da importância de promover o debate sobre para o trabalho dos jornalistas do Poder Judiciário. Também chamaram a atenção para a oportunidade de abordar o uso das redes sociais na divulgação do trabalho da Justiça brasileira.
Hoje (terça-feira,26) o Encontro segue com Worshop de Redes Sociais do Poder Judiciário, aberto pela ministra Eliana Calmon, coordenadora da Escola de Magistrados do STJ.