TJM homenageia os 175 anos da Brigada Militar

175 Anos da BM

O Tribunal de Justiça Militar realizou sessão solene em homenagem ao 175º aniversário da Brigada Militar no dia 14 de novembro, às 15 horas. A cerimônia coordenada pelo Juiz-Presidente da Corte João Vanderlan Rodrigues Vieira ocorreu no Plenário Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro. O discurso em homenagem à Instituição aniversariante ficou a cargo do Juiz do TJM Paulo Roberto Mendes Rodrigues, ex-Comandante-Geral da Corporação. Pela Brigada Militar, falou seu atual Comandante-Geral Cel. Sergio Roberto de Abreu que, no evento, representava, também, o Governador do Estado.

Os Hinos Brasileiro e Riograndense foram interpretados pelo cantor Vítor Hugo. A homenagem fez parte da programação oficial de aniversário da Corporação, que incluiu eventos comemorativos do dia 5 a 18 de novembro.

Em seu discurso, o Juiz Paulo Roberto Mendes falou a um plenário composto por autoridades do Judiciário e Executivo estaduais, além de oficiais da Brigada Militar, de entidades ligadas à corporação, ao Ministério Público, ex-magistrados e público interno da Justiça Militar.

Mesa oficial

Compuseram a mesa oficial, também, os magistrados do TJM Juiz-Vice-Presidente Geraldo Anastácio Brandeburski, Juiz Fernando Guerreiro de Lemos, Corregedor da JME,  Juiz Antônio Carlos Maciel Rodrigues, Juiz Sérgio Antônio Berni de Brum e Juiz Paulo Roberto Mendes Rodrigues. Além dos membros da Corte, participaram da mesa o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Sergio Roberto de Abreu; o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Altair de Freitas Cunha; o representante da Casa Militar do Estado, seu subchefe Cel. Fábio Duarte Fernandes; o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Eduardo de Lima Veiga; o Defensor Público-Geral do RS, Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria; o representante do presidente do TCE/RS Dr. Victor Luiz Hoffmeister, diretor de Controle e Fiscalização do órgão; o Juiz-Auditor da Justiça Militar da União Dr. Alcides Alcaraz Gomes; representante do presidente da OAB/RS, Dr. Jefferson Cardoso, membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto e Julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem; representante da Fundação Walter Peracchi de Barcellos e a Legião da Reserva Altiva da Brigada Militar, o Cel. Ref. Estanislau Waldyr Wasenkeski.

Homenagem

O Juiz Paulo Roberto Mendes Rodrigues buscou, em seu discurso de homenagem, traçar um panorama da história da Brigada Militar e destacou momentos na trajetória da corporação, a qual ele desmembrou em três períodos: a criação da BM, em 18 de novembro de 1837, até o ano de 1967; de 1967 a 1988; e de 1988 até hoje. Mesmo com a divisão do percurso da BM em três intervalos diferentes de tempo e com as diferentes funções atribuídas a ela durante o processo de evolução, Mendes ressaltou que o pano de fundo sempre foi o exercício do papel de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Como diferencial em seu pronunciamento, o Magistrado escolheu uma trilha sonora, a música “Para sempre serás”, composição de Hércules Grecco e Dado Jaeger, uma exaltação à Brigada Militar e aos brigadianos. 

Clique aqui para ler a íntegra do discurso do Cel. Mendes em homenagem ao aniversário da Brigada Militar. 

Presentes

Também compareceram à sessão solene os seguintes convidados: Dra. Maria Ignez Franco Santos, Procuradora de Justiça do TJM; Cel. Alberi Rodrigues Barbosa, Comandante do 11º da BM; Ten Cel Luiz Henrique Oliveira, Chefe de Gabinete do Estado Maior da BM; Ten Cel Marcelo Giusti, Secretário Executivo do EMBM; Procurador de Justiça aposentado Dr. Sérgio Luiz Nasi; Dr. José Francisco Ferreira de Andrade, Defensor Público junto à 2ª Auditoria da Justiça Militar; Maj. Marcel Vieira Nery, Chefe da Assessoria Jurídica da BM; Maj. Regis Reche, Chefe da Policlínica Central da Brigada Militar; Maj. Sílvio Marcant Engelsing, Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da BM; os Grão-Mestres da Grande Loja Maçônica do RS e do Grande Oriente do Rio Grande do Sul; Francisco Mondadori Valle, Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande Sul; os Juízes aposentados do TJM Dr. Octávio Augusto Simon de Souza e Dr. Romeu Martinelli; o Juiz Aposentado da JME Dr. Iran Barbosa Silveira; Dr. Alexandre Saltz, Vice-Presidente de Núcleos da Associação do Ministério Público do RS; Cel Altemir Folgiarini Ferreira, Comandante do CRPO do Litoral; Cel João Gilberto Fritz, Corregedor Geral da BM; Cel Silanus Serenito de Oliveira Mello, Comandante do Policiamento Metropolitano; Cel Paulo Henrique Gonçalves Sperb, Comandante do CRPO do Vale do Rio dos Sinos; Cel Alfeu Freitas Moreira, Comandante do Centro de policiamento da Capital; Ten Cel Ronaldo Nunes Prates, Chefe da 5ª Seção EMBM e Presidente do Clube Farrapos; Ten Cel Luiz Henrique Oliveira de Oliveira, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral; Ten Cel Paulo Rogério Farias Medeiros, Subdiretor do Departamento Administrativo; Ten Cel Gleider Cavalli Oliveira, Chefe da Assessoria de Controle Interno da BM; Ten Cel Almiro Damásio Filho, Chefe da Ajudância Geral da Brigada Militar; Ten Cel Alberi Rodrigues Barbosa, Comandante do 11º BPM; Cel Carlos Frederico Azevedo Hirsch, Presidente da Fundação BM; Ten Cel RR Guacir de Llano Bueno, Presidente da MBM; Ten Cel RR José Carlos Riccardi Guimarães, Presidente da AsofBM; Tem RR Daniel Lopes dos Santos, Presidente do Instituto Beneficente Cel Massot; representando o Presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM, Ten Alceu Bosi; Darci Juarez de Campos Homem, Presidente do Sindicato dos Servidores Civis da BM.

Imagens da notícia