TJM apoiará campanhas de doação de medula óssea
No dia 22 de fevereiro, o Tribunal de Justiça Militar realizou debate sobre o Fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia. Com mediação do presidente do TJM, Fábio Duarte Fernandes, o encontro contou a participação do diretor do Instituto Pietro, ex-deputado federal Beto Albuquerque, e do médico hematologista Luis Fenando Bouzas. A palestra virtual abriu o calendário de agendas voltadas à divulgação e discussão de temas ligados à saúde no âmbito da JME para o ano de 2021.
Em sua apresentação, Beto Albuquerque relatou a sua experiência familiar no enfrentamento da leucemia, que vitimou seu filho, Pietro Albuquerque, em 2009. Desde a forma como a notícia é processada no âmbito familiar, a busca pela cura, e os desafios para a ampliação da rede de doadores de medula no país. “Depois de muitos anos de trabalho, chegamos a 5 milhões e 400 mil brasileiros cadastrados, sendo 400 mil no Rio Grande do Sul. Se somarmos aos bancos nos demais países, parceiros do REDOME , chegamos a 45 milhões de doadores”, destacou Beto que também relatou o trabalho do Instituto Pietro, voltado à promoção de ações que estimulem a doação de medula e o esclarecimento sobre a leucemia.
Já o médico Luis Fernando Bouzas, ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA) ofereceu um panorama atual da doença e do seu enfrentamento no país. Bouzas descreveu ainda sobre como se dá o tratamento da doença, para além do transplante, as técnicas e medidas adotadas pela medicina na atualidade. Ele reforçou a importância de um cadastro brasileiro de doadores levando em conta aspectos únicos da nossa miscigenação.
A íntegra do evento você pode assistir pelo youtube do tjmrs https://www.youtube.com/watch?v=SFZ_uaNAoko