TIC projeta alinhamento de ações com o Planejamento Estratégico
Em reunião de trabalho com o Juiz Presidente Sergio Antonio Berni de Brum e o Diretor-Geral Dirnei Vieira de Vieira, nesta sexta-feira, 8 de agosto, o coordenador de TIC, Dilnei Venturini, relacionou as providências já adotadas e a previsão de ações relativas para alinhamento ao Planejamento Estratégico da Instituição, com horizonte em 2015. Venturini esclareceu que os movimentos atuais buscam compatibilidade com os princípios de governança colaborativa implantados pela atual administração, cujo o Juiz-Presidente responde, também, pela gestão estratégica.
Entre os aspectos abordados, foi debatido o projeto de virtualização do sistema da JME junto à Companhia de Processamento de Dados do Estado – Procergs.
Outro ponto destacado no encontro foi a questão da melhoria necessária da infraestrutura de rede, incluindo o aumento dos links (canais) de Comunicação (acesso), principalmente em relação às auditorias, visando otimizar o compartilhamento de informações.
Em relação ao sistemas e as ferramentas necessárias ao atendimento das demandas previstas no contexto do poder judiciário brasileiro e preconizadas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a abordagem focou a expansão do uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, a evolução qualitativa do Sistema Eletrônico de Gestão Administrativa – SEGA e o início da implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe.
Como providências necessárias ao atingimento dos resultados relacionados, projetos e ações de base foram discutidas. Uma delas, diz respeito à capacitação dos servidores da TI, o que envolve cursos de linguagem de programação, infraestrutura de rede e liderança.
SEI
O Sistema Eletrônico da Informação (SEI) é um sistema que viabiliza a tramitação total de procedimentos no ambiente virtual e que possibilita a coordenação de processos/documentos administrativos.
Projeto Judicial Eletrônico - PJe
O sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) é um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.
O objetivo principal do CNJ é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.