Site da Justiça Militar gaúcha atinge 160 mil acessos e 28 mil certidões fornecidas


Há um ano, quando a área de informática iniciava a segunda etapa de uma reformulação e adequação profundas na Instituição, a assessoria de comunicação publicava matéria no novo site afirmando que a tecnologia da informação estava mudando a fisionomia da JME. Quando o site completa um ano em sua nova formatação e funcionalidade, pode-se afirmar que a ferramenta cresceu, em acessos, mais de 100 mil vezes, porque em sua apresentação antiga quase não era visitado. Até mesmo as solicitações online de certidões, cresceram exponencialmente.

Toda vez que alguém reivindicava transparência da Justiça Militar do Estado, na verdade estava, sem saber, reclamando de condições de acesso. Porque nada jamais foi sonegado, tal como acontece hoje. Só que faltavam meios eficientes e rápidos para disponibilizar e acessar as informações. Quem estiver disposto a acompanhar o processo de recuperação da TI da JME a partir de 2008, com pico em 2009 (www.tjm.rs.gov.br), descobrirá que, mesmo a duras penas e com recursos próprios escassos, a solução foi desenvolvida dentro de casa e, hoje, a ferramenta depende apenas de alguns ajustes finos para, não só mostrar-se eficaz como para atender ao que preconiza o Conselho Nacional de Justiça.

Um sistema próprio
A opção de política de TI foi a modelagem de um sistema próprio, denominado SEGA – Sistema Eletrônico de Gerência Administrativa. O sistema está projetado em módulos: Controle de processos de primeiro e segundo graus; Controle de patrimônio e de estoque; Controle de acesso e sistema; Controle de pessoal e Controle financeiro.


Dificuldade superada
A deficiência que precarizava o nível de resolutividade da informática, chegava ao conjunto de equipamentos de hardware. Embora ainda haja problemas, foi grande o avanço. Além de aquisições com recursos próprios e limitados, no ano passado o TJ-RS aportou equipamentos de usuários tais como PCS e Notebooks. O CNJ, porém, foi decisivo ao fornecer equipamentos como “servidores de rede”, Com isto puderam, por exemplo, ser dobradas as velocidades das portas referentes às auditorias de Santa Maria e Passo Fundo.

28 mil certidões fornecidas
A partir de julho de 2009, com a implantação do site dinâmico da JME, as solicitações de certidões passaram a ser realizadas por meio de formulário eletrônico. A retirada é online, num prazo máximo de 48 horas. Para isso, no ato da solicitação a pessoa recebe uma “chave eletrônica” que lhe dará acesso ao documento. Até agosto de 2010 foram expedidas 28 mil certidões negativas.

Imagens da notícia