Servidores da JME/RS participam de curso voltado à agenda ambiental na administração pública
Conceitos definidos na implementação da metodologia de Rede de Governança Colaborativa do Judiciário Brasileiro e visando a preparação e monitoramento de projetos da gestão estratégica proposta, os macrodesafios e eixos diretivos implantados pelo atual Juiz-Presidente do TJM/RS serão contemplados. Por esta razão, dois servidores da Justiça Militar participaram de curso promovido em Porto Alegre pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo é a capacitação para a promoção da responsabilidade socioambiental na administração pública.
O Curso
O curso de Sustentabilidade na Administração Pública, para servidores de qualquer órgão ou entidade da administração, aconteceu em Porto Alegre de 2 a 4 de abril na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo foi promover a responsabilidade socioambiental na administração pública e reforçar a implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nas instituições. Participaram do curso o secretário da presidência do TJM/RS Dr. Marcelo Lopes Rosa e o coordenador da Comunicação Social da Instituição Jaurês Palma.
Sustentabilidade
A analista ambiental do MMA Angelita Coelho destacou que os participantes encontram nas palestras do curso, alternativas que auxiliam na promoção da sustentabilidade no ambiente de trabalho. “Esperamos continuar impulsionando a administração pública brasileira para se tornar cada vez mais sustentável”, enfatiza.
Os participantes foram capacitados a gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.
Os temas fazem parte do programa A3P que, atualmente, possui mais de 150 órgãos que estão promovendo ações sustentáveis na rotina das suas instituições. O programa pretende estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho.
Política dos 5R’s
A principal dica para gerir adequadamente os resíduos no ambiente de trabalho é adotar a política de 5Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos. A proposta é pensar primeiramente em reduzir o consumo e combater o desperdício, para só então destinar o lixo corretamente. E ao descartar os resíduos, a sugestão é separar lixeiras para resíduos seco (material reciclável) e úmidos (material orgânico).
A reciclagem é uma das alternativas vantajosas de tratamento de resíduos sólidos, do ponto de vista ambiental, pois reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e diminui o volume de lixo e poluição. E do ponto de vista social, pois quando há um sistema de coleta seletiva bem estruturada, a reciclagem pode ser uma atividade econômica rentável.
Consciência
Uma atividade muito comum no dia a dia dos órgãos é a impressão de documentos e materiais. Essa atividade gera um custo alto de utilização de folhas de papel. Mas, é possível reduzir o consumo, por exemplo, imprimindo nos dois lados da folha de papel ou reaproveitando as folhas impressas em apenas um lado para fazer blocos de anotações.
A administração pública também deve promover a responsabilidade socioambiental das suas compras. As licitações devem levar em consideração a aquisição de produtos e serviços sustentáveis. As compras públicas sustentáveis devem priorizar critérios ambientais e não somente os econômicos e de menor preço. Por exemplo, a aquisição de impressoras que imprimam frente e verso e a compra de papel reciclado.
Conteúdo Programático
Gerenciamento de projetos
Construções Sustentáveis
Eficiência Energética
Eficiência no uso da água
Gestão de Resíduos (Plano de Gerenciamento)
Qualidade de Vida no ambiente de trabalho
Sensibilização e capacitação dos servidores
Análise do ciclo de vida
Licitações sustentáveis