Servidor da JMERS participa de curso de Avaliação de Controles
O Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Justiça Militar, a partir de sua instituição, tem buscado constante adaptação a seus fins e aprimoramento dos métodos e ferramentas. Entre outras providências, oferece espaços de aperfeiçoamento e qualificação a seus servidores. Um exemplo é a participação em cursos oferecidos pelo CNJ.
O Núcleo é uma Unidade especializada de controle e auditoria, subordinada ao Presidente, que tem por finalidade acompanhar a execução dos programas de trabalho, contratos, convênios e a gestão orçamentária, financeira, contábil, operacional, patrimonial e de pessoal no Tribunal, quanto à legalidade, moralidade e legitimidade; orientar a atuação dos gestores; verificar a utilização regular e racional dos recursos e bens públicos; avaliar os resultados obtidos pela Administração quanto à economicidade, eficiência e eficácia.
O NCI é vinculado diretamente ao Juiz-Presidente e, por este motivo, o Secretário do Gabinete da Presidência Marcelo Lopes Rosa foi designado para frequentar o curso “Avaliação do Controle Interno em Nível de Entidade: planejamento, execução, informação de resultados e acompanhamento”, cujo objetivo é capacitar o servidor a planejar, executar e relatar trabalhos de avaliação de controles internos em nível de entidade e de atividades.
A coordenação do curso é da Secretaria de Controle Interno e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores de Servidores do Poder Judiciário. Com duração de três dias e 24 horas/aula (30 de setembro; 01 e 02 de outubro) é ministrado por instrutores pertencentes ao Corpo Técnico do Tribunal de Contas da União.