Seminário sobre Justiça Militar em parceria com a UPF
Nessa quarta-feira, mais de 100 pessoas entre autoridades civis, militares, professores e alunos da Universidade de Passo Fundo, participaram do Seminário "JUSTIÇA MILITAR, RAZÕES E COMPETÊNCIAS", promovido pela Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, organizado em parceria com o Curso de Ciências Jurídico-sociais da UPF. O evento é parte do programa de descentralização da Justiça Militar e Tribunal de Justiça Militar e tem como objetivo tornar familiares aos operadores do direito, autoridades e acadêmicos, as atividades e competências da JME, aproximando a sociedade civil dos temas específicos e das razões da existência da JME. A parceria com a Universidade visa, também, de forma objetiva, motivar o meio acadêmico para a introdução de disciplinas relativas ao direito militar no currículo dos cursos de direito.
O formato adotado foi o de Painel, constando dos seguintes temas: A Justiça Militar no contexto do Poder Judiciário Gaúcho, pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar Juiz Sergio Antonio de Brum; Justiça Militar, histórico e competências, pelo Juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado, dr. Octavio Augusto Simon de Souza; Atuação do advogado na Justiça Militar Estadual: aspectos peculiares, pelo advogado passofundense especialista em direito militar e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela IMED, dr. Paulo Cavalcanti e O Ministério Público perante o Tribunal Militar do Estado, pelo Procurador de Justiça aposentado, dr. Sergio Nasi.
A mediação dos trabalhos coube ao Professor dr. Alcindo Roque, responsável pelo evento junto à UPF.
Prestigiaram o evento, ainda, o professor José Carlos de Souza, diretor deste Curso de ciências jurídico-sociais da UPF; a Juíza da Auditoria de Passo Fundo da Justiça Militar, Dra. Dione Dorneles Silva, o professor Jeovani Corralo, coordenador do curso de direito da UPF e o coronel Pedro Luiz Lima, comandante do CRPO Planalto.