SEI Federação reúne mais de 40 instituições que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações do TRF4


Instituições dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo de todo o país reuniram-se, entre os dias 4 e 5 de dezembro, na sede do Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4), em Porto Alegre, para expor e debater suas experiências no uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramenta desenvolvida pelo (TRF4). A Justiça Militar, que também utiliza o Sistema, esteve representada pela servidora da TI do TJM, Ana Paula Moura de Miranda.

Já disponibilizado para mais de 40 órgãos públicos e disseminado em instituições dos Três Poderes, o SEI tornou-se um exemplo na gestão e operação de processos administrativos em meio virtual. O SEI Federação reúne os órgãos que utilizam o software e, também, aqueles que estão interessados em obter a cessão do sistema. A edição de 2014 do encontro destas instituições marca os cinco anos de funcionamento do programa no TRF4.

O SEI permite a gestão de documentos totalmente online, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos no trabalho administrativo.

Após a abertura oficial do evento, feita pelo presidente do TRF4 desembargador federal Tadaaqui Hirose, foi exibido um vídeo que reconstitui a trajetória dos cinco anos do SEI.

A sessão celebrou, ainda, a assinatura do termo de cessão do sistema com mais dois órgãos: o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e a Trensurb.

JMERS entre as instituições que fazem uso do SEI

O SEI, em uso desde 2011 na Justiça Militar RS, além da segurança e da eficiência, tem outras duas principais características: interatividade operacional, o que o torna de fácil utilização por todos os servidores; e a eliminação total do papel nos trâmites administrativos, pois com a nova ferramenta, todos eles são transformados em processos.  Ao viabilizar o processamento eletrônico da documentação administrativa, o Sistema realiza a gestão do conhecimento de toda informação recebida ou gerada na instituição.

O controle e fluxo virtual de informação fez parte da Meta 8, de 2012, do Poder Judiciário, que consiste em implantar um sistema de gestão eletrônica de processos em pelo menos 50% das rotinas administrativas dos órgãos do Poder Judiciário.

Imagens da notícia