Segundo encontro do Núcleo de Estudos em Direito Militar lota auditório da ESM/Ajuris


“Cláudio Brito palestrou e debateu com magistrados, advogados e policiais militares”

Nesta sexta-feira (29 de julho) a Escola Superior da Magistratura e a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul promoveram o segundo encontro do núcleo permanente de estudos em direito militar. O evento de instalação ocorreu, no dia 23 de junho de 2016 e teve mais de 160 pessoas inscritas.  Segundo os organizadores do evento, o objetivo é manter um debate permanente e construtivo sobre a justiça brasileira, com foco na especialidade do direito militar, principalmente a partir de alterações dinâmicas do contexto.

Palestrante

O promotor aposentado e jornalista Cláudio Brito foi o palestrante do II Encontro. Sua abordagem sobre Justiça Militar foi ampla, tratando-se de um resgate histórico, social e político a respeito da justiça especializada.

O Núcleo

O  Núcleo de Estudos em Direito Militar é uma parceria entre o Tribunal de Justiça Militar do Estado e a Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. O segundo encontro contou coma presença do Juiz-Presidente do TJM/RS Fernando Guerreiro de Lemos, com o Juiz-Vice-Presidente  do Tribunal de Justiça Militar gaúcho (coordenador do Núcleo de Estudos) Fábio Duarte Fernandes, o  diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, a Coordenadora da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional, Procuradora de estado, Melissa Guimarães Castelo,  os magistrados da Justiça Militar  Juiz Paulo Roberto Mendes Rodrigues, Karina Dibi Kruel do Nascimento e Eliane Almeida Soares; Leonel Lucas,  Presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho, Aparício Santellano – Presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar;  Melissa Guimarães Castello, coordenadora da procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional da PGE/RS, representando a Procuradoria, o TC Jeferson de Barros Jacques, corregedor-geral Interino da Brigada Militar, representando a Corporação, Natacha Maldonado Severo, juíza-auditora substituta da Auditoria de Porto Alegre da 3ª Circunscrição Judiciária da Justiça Militar da União.

Imagens da notícia