Rogerio Favreto toma posse no TRF4


Nesta segunda-feira (11 de julho) o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul foi representado pelo seu presidente, Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski, na posse do advogado Rogerio Favreto para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4° Região. O novo magistrado preenche a vaga destinada à classe dos advogados e deixada pelo desembargador federal Valdemar Capeletti, que se aposentou em 2010.

Rogerio Favreto tem 45 anos, natural de Tapejara (RS), graduou-se em Direito na Universidade de Passo Fundo, em 1989, tornando-se mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de Instituições de Direito do Estado. Procurador de carreira do município de Porto Alegre, Favreto exerceu entre abril de 2007 e junho de 2010 o cargo de secretário nacional da Reforma do Judiciário, vinculado ao Ministério da Justiça.

A solenidade foi realizada no Plenário da Corte, em Porto Alegre, sob coordenação da desembargadora federal, Marga Bath Tessler, presidente do Tribunal.

O Desembargador Federal João Batista Pinto Silveira, após a assinatura da posse, discursou em nome do Tribunal. O magistrado relatou a jornada profissional do empossado, destacando a vida pública do novo desembargador na advocacia, onde atuou nas esferas municipal e federal. “Favreto inovou nas políticas públicas, sempre buscando superar a posição defensiva da administração, exercendo um papel pró-ativo na busca da realização dos princípios constitucionais”, declarou Silveira.

No seu discurso de posse Rogério Favreto lembrou que assume uma nova etapa da vida, fora da advocacia. “Pretendo julgar rápido e julgar bem, porque atrás dos processos existem pessoas, vidas e famílias”, salientou. O ex-procurador municipal de Porto Alegre e ex-secretário nacional da Reforma do Judiciário também frisou a importância dos meios alternativos para a resolução dos conflitos.

Estiveram presentes à cerimônia o ministro do Superior Tribunal de Justiça Teori Albino Zavascki, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RS, Claudio Lamachia, entre outras autoridades.

Imagens da notícia