Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Judiciário


A Justiça Militar Estadual e a da União participaram da Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF, nos dias 26 e 27 de março. Magistrados, gestores e responsáveis pelo planejamento estratégico dos cinco segmentos da Justiça debateram assuntos relacionados à gestão estratégica do Poder Judiciário, discutindo as metas, os macrodesafios e as metas pétreas que, em novembro deste ano, serão apreciados pelos presidentes de tribunais durante o VIII Encontro Nacional.  

A reunião contou com a presença do Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, e dos juízes auxiliares da Presidência do Conselho Clenio Schulze e Carl Olav Smith. A coordenadora do evento, conselheira Maria Cristina Peduzzi, observou que a reunião também deveria discutir as iniciativas necessárias para que as metas sejam alcançadas. Segundo ela, o planejamento estratégico é indispensável à administração e ao gerenciamento do Judiciário.

O conselheiro Rubens Curado ressaltou a importância de as metas estarem sintonizadas com as iniciativas destinadas ao fortalecimento da primeira instância do Judiciário, hoje responsável por 90% dos cerca de 92 milhões de processos em tramitação, mas sem orçamento e pessoal suficientes para o atendimento da demanda. Já o conselheiro Gilberto Valente Martins afirmou que a meta de priorizar o julgamento das ações sobre improbidade e crimes contra a administração pública deve ser um objetivo permanente do Judiciário - confiando que os resultados deste ano serão melhores, em função da importância do julgamento dessas ações para a administração pública e para a sociedade.

Após painéis e oficinas, no segundo dia do evento foi realizada a Plenária final. O representante da JME na Rede de Governança do Judiciário e Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado do RS, Sergio Antonio Berni de Brum, apresentou as propostas de indicadores, metas e iniciativas que foram debatidas e definidas pela Justiça Militar Estadual (TJMRS, TJMSP e TJMMG) e pela Justiça Militar da União (STM). Acompanharam-no à mesa o Juiz-Presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, o Juiz-Corregedor da mesma Corte, Clóvis Santinon, o Dr. Francisco Valdinei Duarte, do TJMMG, e o Dr. José Aloysio de Melo Pinto, Gestor Estratégico do STM.

Ao final do evento, os integrantes do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ apresentaram os resultados das Metas Nacionais de 2013, tendo sido o devido destaque aos tribunais que tiveram melhor resultado. A JME foi citada como exemplo de celeridade, graças à Meta 3/2013, dos 120 dias, sendo o TJMRS o tribunal com melhor desempenho entre as justiças militares estaduais.

Imagens da notícia