Reunião com escrivães das Auditorias alinha procedimentos para o “Justiça em Números”
Nesta sexta-feira (19/9), ocorreu no TJM/RS, em Porto Alegre, reunião dos escrivães das quatro Auditorias da Justiça Militar. A coordenação esteve a cargo do Secretário do Gabinete da Presidência, Marcelo Lopes Rosa.
Na pauta do encontro, o tema principal foi “Justiça em Números”, programa do Conselho Nacional de Justiça, cujos dados constantes do relatório são a principal fonte estatística que o CNJ utiliza para sua atuação nacional. As informações sistematizadas e analisadas possibilitam um conhecimento amplo do Judiciário, capaz de fomentar medidas de integração, redução das disparidades regionais, bem como considerações sobre as especificidades de cada ramo de justiça.
Adequação de procedimentos
O objetivo principal da reunião foi o alinhamento de procedimentos dos Cartórios das Auditorias, em relação ao adequado entendimento sobre o conceito do programa Justiça em Números: “não é apenas um relatório estatístico em si próprio”, esclareceu o Juiz-Presidente do TJMRS, “o perfil de cada tribunal é apresentado a partir dos dados sobre orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade”, explicou.
Segundo o próprio CNJ, “este processo de mensuração do desempenho do Poder Judiciário, além de revelar as particularidades administrativas e institucionais dos tribunais e propiciar dados concretos para a formulação e o planejamento das políticas judiciárias, fornece à sociedade um retrato sólido da estrutura judicial no Brasil. O objetivo do CNJ é que os dados sejam referência para a criação de uma cultura de planejamento e gestão estratégica”.