Releituras e autorais de Gláucia Scherer no saguão do TJM


Até o dia 30 de junho o saguão do Plenário do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul é o espaço para visitar e apreciar  exposição de óleos e acrílicos da artista Gláucia Scherer. São 10 telas entre  50cm X 50cm  e 70cm X 140cm.

Sobre suas releituras, diz-se que “reler é produzir uma obra baseada em outra. Não significa copiar, mas sim ter uma obra primeira um modelo vivo, tal qual houve um modelo (físico ou mental) para que esta surgisse. “Fazer uma releitura é divino”, declarou Picasso. Gláucia Scherer relê em homenagem ao criador e assim recria estudando e reinventando estilos, traços, luzes, cores e movimentos. Nesse ponto, Gláucia obtém, com traços só seus, nuances preciosas e instigantes, a partir de obras figurativas.”  Já sobre suas obras autorais, a artista mergulha no subjetivismo do mundo abstrato. Na impetuosidade das cores fortes coloca o calor da determinação, a convicção do que precisa ser revelado na tela, mas esclarece a docilidade e alegria de caráter que a crença na delicadeza humana lhe confere, em traços e cores suaves que atraem os olhos e apaziguam o coração do observador.

Currículo

Gláucia Scherer nasceu em 11 de junho de 1971, na cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, Brasil. Depois de cursar dois anos de Arquitetura e Urbanismo, volta seu trabalho para as Artes Plásticas. Autodidata, pintou sua primeira tela em 1999 e até o final de 2000 já possuia mais de 100 peças distribuídas por várias cidades do Brasil e exterior, em países como a Argentina, Itália e Estados Unidos. Em 2001 ingressou na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde, no primeiro semestre de 2005, forma-se Bacharel em Artes Plásticas.

Horários de visitação

A visitação é aberta ao público, das 09h00 às 18h30, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 30 de junho de 2011.

 

Imagens da notícia