Projeto amplia a acessibilidade nos espaços físicos do TJMRS
O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) iniciou um projeto para ampliar a acessibilidade física em suas instalações, garantindo condições adequadas de acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto está dividido em três fases. A primeira, já concluída, realizou a sinalização de vagas exclusivas de estacionamento, a adequação de espaços nos plenários de 1º e 2º graus e ajustes no elevador, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei nº 13.146/2015).
As próximas fases, previstas para 2025 e 2026, incluem a construção de uma rampa de acesso na entrada principal do TJMRS, a criação de vagas externas de estacionamento, a instalação de calçadas táteis e de mapas táteis em todos os andares do edifício.
Com essas medidas, o TJMRS busca assegurar acessibilidade física adequada e atender às necessidades de seus públicos. Esse compromisso também está refletido em ações no campo digital e da comunicação por meio de opções diversas de acessibilidade no site, redes sociais do tribunal, além das sessões de julgamento que contam com intérprete de Libras, entre outros recursos.