Programa do curso de extensão em direito militar já está sendo definido
Nesta sexta-feira, 26 de julho, o coordenador do Curso de Extensão em Direito Militar promovido pela da Justiça Militar do Estado em convênio com a Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) Juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira, reuniu-se com o Diretor da Escola Dr. Cláudio Luis Martinewski para definir as bases do programa e plano de ensino. Acompanharam o Juiz-coordenador os demais membros da comissão especial nomeada pelo Juiz-Presidente do TJM/RS Sergio Antonio Berni de Brum, servidores André Flores Coronel (presidente), Aline Sanches e Michele Gonscherenco.
Definições iniciais
O curso será presencial, dimensionado para 60 horas/aula e deverá ocorrer às terças e quintas-feiras no período da manhã.
O público-alvo do curso serão magistrados, servidores da Justiça Militar e oficiais da Brigada militar do Rio Grande do Sul.
Gestão estratégica
Na tarde do mesmo dia, Coordenador do curso e componentes da Comissão Especial reuniram-se com o Juiz-Presidente do TJM/RS, segundo o qual “o incremento de oportunidades de aperfeiçoamento e especialização, é uma questão decisiva na prática da gestão estratégica, pois neste caso, além de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento a magistrados e servidores, vamos possibilitar a oficiais da BM que, ao serem designados para compor Conselhos de Justiça, tragam para o julgamento escabinado algo mais do que o importante conhecimento e vivência da corporação, ou seja, a especialização acadêmica.” O Juiz-Presidente disse, ainda, que a coordenação do curso está entregue a um Juiz especialista, de longa vivência no tema e competente: “o Juiz Vanderlan, mesmo aposentado”, afirmou, “ tenho certeza, se dedicará à tarefa com o empenho e zelo que sempre demonstrou durante a carreira de magistrado”.
Braço acadêmico
Em razão do que dispõe a Resolução nº 159 do Conselho Nacional de Justiça e a Resolução de 26 de outubro de 1980 do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e tendo em vista a exigência de conhecimento e de capacitação permanente dos magistrados e servidores como fundamento do direito dos jurisdicionados e da sociedade em geral à obtenção de um serviço de qualidade na administração de Justiça, segundo o artigo 29 do Código, a Justiça Militar possui convênio firmado com a Escola da Magistratura da AJURIS para realização de cursos e correlatos. Desta forma, a Escola torna-se o braço acadêmico da Justiça Militar gaúcha.