Primeiras ações na área de TIC enquadradas na filosofia de governança colaborativa e macrodesafios


Nesta sexta-feira (28/2), os servidores da área de TIC da JME/RS, Eduardo Borba Severo, analista de sistemas e Ana Paula Moura de Miranda, web designer, coordenados pelo Diretor-Geral do TJM Dr. Dirnei Vieira de Vieira, deram o primeiro passo no sentido de tornar efetivo, em sua área, o cumprimento da proposta da atual gestão do Tribunal orientada pelo seu Juiz-Presidente Sergio Antonio Berni de Brum, qual seja a de colocar em prática, de forma eficaz e eficiente, os princípios de uma Governança Colaborativa orientada pelos Macrodesafios do Judiciário Brasileiro. Para tanto, falaram e demonstraram a colegas de diversas áreas da Instituição. Dos oito macrodesafios adotados pela JME gaúcha, segundo o Juiz-Presidente, Diretor-Geral e Coordenadores da TI,  cabe a este setor interferir positivamente  na questão da celeridade e  produtividade na prestação jurisdicional; aprimorar a gestão da justiça criminal; melhorar a gestão de pessoas; aperfeiçoar a gestão de custos, otimizando a  infraestrutura e a governança da Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

A lógica do encontro

Depois de oferecer aos magistrados, servidores e comunidade em geral um novo site, interativo, amigável e funcional, os responsáveis pela TIC da Justiça Militar apresentaram a todos uma “nova filosofia de concepção, utilização e produtividade da ferramenta, não só informando como deve funcionar, mas oferecendo oportunidade de intervenção no sentido de otimizar o funcionamento.”

 

Mudanças adotadas

Criação do Website

Com nova tecnologia, o novo website da JME/RS é controlado pelo Sistema Eletrônico de Gestão Administrativa (SEGA). Para a nova página, está em desenvolvimento um novo painel de administração de conteúdo que contenha tarefas não centralizadas na informática.

 

Módulo Pessoal

Outra mudança já adotada foi a adaptação do módulo pessoal do SEGA para ser controlado pela Coordenadoria Administrativa que monitora o ponto eletrônico e cadastro dos servidores.

 

Módulo de Suporte

Para agilizar o atendimento de TIC aos usuários e dar prioridade aos chamados do SEGA foi retomado o uso do módulo de suporte.

 

Propostas

Criação de uma Comissão de Análise e Melhorias do SEGA

Uma das sugestões apresentadas foi a criação de uma comissão formada por usuários do sistema e um da TIC, que teria como objetivo controlar os prazos de execução das tarefas da informática, definir prioridades das demandas, analisar e informar erros/correções, bem como sugerir melhorias e novos módulos visando o usuário final e o Tribunal. A proposta tem como finalidade ainda, chegar o mais próximo possível do cenário ideal, priorizando o suporte ao usuário do SEGA.

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