Presidente do TJM/RS prestigia evento da OAB pelo combate às irregularidades eleitorais
Nesta segunda-feira (22 de agosto) às 10 horas a OAB/RS lançou a campanha contra o Caixa 2 nas eleições municipais. A ação tem o intuito de concentrar denúncias, filtrar e fiscalizar possíveis irregularidades nas próximas eleições por meios físicos e virtuais. A iniciativa, segundo a OAB/RS, “vai ao encontro de atos anteriores da Ordem gaúcha, como a luta pela Reforma Política e pelo fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais”.
O Comitê de Combate ao Caixa 2 é presidido pela conselheira seccional da OAB/RS Fabiana da Cunha Barth.
Campanhas
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, relembrou o histórico de campanhas da Ordem gaúcha em prol da cidadania. “Foi iniciado no nosso estado a campanha ‘voto não tem preço, tem consequência’. É preciso que a sociedade tenha a consciência do poder e dever da votação; os cidadãos têm o futuro do nosso País nas mãos. Somos autores da ação que defendeu o fim do financiamento empresarial a campanhas, portanto a Ordem não pode fugir da sua responsabilidade na implantação desse mecanismo eleitoral novo”, disse.
Vigilância
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que, “diante deste novo cenário, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. Além de votar de maneira consciente, é preciso que todos auxiliem na vigilância contra a prática do caixa 2 eleitoral, que é o germe da corrupção na política”, afirmou. E ainda, “mais do que o anseio de mudanças no cenário político nacional, os eleitores têm o poder de promover a renovação dos valores que devem atuar em consonância com a Constituição Federal em respeito ao Estado Democrático de Direito”, concluiu.