Presidente do TJM prestigia homenagem a ex-procurador-geral de Justiça Fabiano Dallazen

7dalla

No fim da tarde desta segunda-feira (9), em solenidade no Teatro Dante Barone, o promotor de Justiça e ex-procurador-geral de Justiça Fabiano Dallazen recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O presidente do TJMRS, desembargador militar Amilcar Macedo, prestigiou a cerimônia que contou com a presença de representantes de poderes, órgãos e entidades, familiares, amigos e colegas do homenageado.

 A concessão da medalha foi uma proposição do deputado Ernani Polo, ex-presidente da Casa Legislativa.

Homenageado

Natural de Carazinho, Fabiano Dallazen formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UPF, é especialista em Direito Penal e Processual Penal e mestre em Direitos Fundamentais pela Ulbra. Ingressou no Ministério Público em 1998, aprovado em primeiro lugar no 38º concurso para ingresso na carreira, que contou com quatro mil candidatos.

Atuou, inicialmente, em Getúlio Vargas e, depois, em Soledade e Passo Fundo. Em 2006, foi promovido para Porto Alegre, onde atuou nas promotorias de Justiça de Família e Sucessões, Tribunal do Júri; Criminal; e especializada Criminal - combate aos crimes contra a ordem tributária.

Foi professor de Direito Processual Penal na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Entre 2009 e 2010, coordenou o Centro de Apoio Operacional Criminal e, entre 2005 e 2006, foi vice-presidente da Associação do Ministério Público.

De 2015 a 2017, foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Em 2017, assumiu como procurador-geral de Justiça do Estado do RS e, em 2019, foi reconduzido ao cargo, permanecendo até 2021. Foi presidente do Conselho Nacional de Procuradores-gerais do Ministério Público dos Estados e da União e vice-presidente para a Região Sul do CNPG.

Atualmente, é coordenador do escritório de representação institucional do Ministério Público em Brasília e preside o Fundo para reconstituição de bens lesados da instituição.  


* Com informações da Agência ALERGS

Fotos:  ASCOM/TJM e ASCOM/MPRS








 

Imagens da notícia