Presidente do TJM coordena painel em evento do TRF4
O Juiz-Presidente do TJM/RS João Vanderlan Rodrigues Vieira representou a Instituição e Coordenou um dos painéis do Seminário Atualidade e Futuro da Administração Pública. O evento que iniciou ontem (11 de março) prolonga-se por todo esta terça-feira ( 12 de março). A promoção é do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, em Porto Alegre.
A abertura oficial foi feita pela presidenta da TRF4 Desembargadora Marga Inge Barth Tessler e pelo Presidente do IBRAJUS (Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário), Desembargador Federal Aposentado Vladimir Passos de FreitasA Palestra de abertura foi proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki.
Painéis
O Painel “Administração da Justiça no contexto internacional: um balanço das tendências e dos desafios contemporâneos” teve como participantes o Ministro do STJ Sidnei Agostinho Beneti e o Vice-Presidente do National Center for State Courts (NCSC); Ex-Presidente do The International Association for Court Administration (IACA) Jeffrey A. Apperson (EUA)
No Auditório do TRF4 aconteceram as palestras “ Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, com a advogada Karin Kässmayer, membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/PR e “O papel da justiça como meio de proteção do patrimônio histórico e cultural do Brasil”, esta última proferida pelo Promotor de Justiça/MPMG Marcos Paulo de Souza Miranda. A coordenação e mediação foi do Juiz-Presidente do TJM/RS João Vanderlan Rodrigues Vieira.
Programação
A programação integral, que ocorreu simultaneamente no Plenário e no Auditório do Tribunal, foi a seguinte:
11 de março de 2013
Mesa-redonda | Memória se preserva
Participante 1 Historiador e gestor cultural Gunter Axt - Professor da Unilasalle/RS
Participante 2 Juíza Federal/RS Andréia Castro Dias
Palestra | Desafios e conquistas na administração da justiça em pequenas comarcas
Palestrante Juíza de Direito/TJES Marlúcia Ferraz Moulin
Mesa-redonda | O processo eletrônico e as transformações no funcionamento do sistema judiciário: balanço das conquistas e dos desafios a serem enfrentados
Participante 1 Conselheiro do CNJ Silvio Luís Ferreira da Rocha
Participante 2 Coordenador do Sistema de Processo Eletrônico - E-proc – na Justiça Federal da 4ª Região e Juiz Federal Sérgio Renato Tejada Garcia
Mesa-redonda | Novos paradigmas da cultura digital: o que muda na gestão e na organização do trabalho das unidades judiciárias?
Participante 1 Diretor da Secretaria da 1ªVF e JEF Criminal de Jaraguá do Sul/SC Rodrigo Costa Medeiros
Participante 2 Diretora Judiciária/TRF5 Telma Motta
Participante 3 Diretor Judiciário/TRF4 Regaldo Amaral Milbradt
Participante 4 Diretor da Secretaria da 6ª VT TRT/PB Abílio de Sá Neto
Palestra Teletrabalho e suas interfaces
Palestrante Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TST Anne Floriane da Escóssia Lima
12 de março de 2013
Palestra | Inovar é preciso
Palestrante Juiz do Trabalho Auxiliar da Presidente do TRT 9ª Região/PR Marlos Augusto Melek
Palestra | Modernas técnicas de investigação de fraudes eletrônicas bancárias ou crimes cibernéticos
Palestrante Chefe-substituto do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, Delegado da Polícia Federal/DF João Vianey Xavier Filho
Palestra | Correição virtual
palestrante Corregedor Regional da Justiça Federal da 4ª Região Desembargador Federal Tadaaqui Hirose
Mesa-redonda | Conciliação veio para ficar
Participante 1 Juiz Auxiliar do CNJ - Juiz Federal/RS Erivaldo Ribeiro dos Santos
Participante 2 Presidente del Comité Ejecutivo FORES - Foro de Estudios Sobre la Administración de Justicia (Argentina) Marcelo Octavio de Jesús
Participante 3 Coordenador do Núcleo de Mediação e Conciliação do TJDF Marcelo Girade Corrêa
Palestra Do Treinamento à Educação Corporativa – relato da experiência da Caixa Econômica Federal
Palestrante Representante da Gerência Nacional de Educação Corporativa da Universidade Caixa
Mesa-redonda | Novas fronteiras da Administração da Justiça
Participante 1 Presidente da Comissão de Saúde do TRF4 Desembargador Federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior - Tema: As mutações do trabalho e a saúde
Participante 2 Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas/TRF4 Carlos Alberto Colombo - Tema: Inovação tecnológica e trabalho: as novas configurações da política de gestão de pessoas
Palestra O Poder Judiciário e a sua relação dialógica com a sociedade: a gestão estratégica da comunicação
Palestrante Professor da Universidade do Estado do RJ Gustavo Binenbojm
Palestra Passado, presente e futuro da organização judiciária
Palestrante 1 Presidente do TRF4 Desembargadora Federal Marga Inge Barth Tessler
Palestrante 2 Diretor do Foro SJ/PR Juiz Federal Friedmann Anderson Wendpap
Palestra inaugural
“Buscar a eficiência administrativa na atividade judiciária é uma responsabilidade que devemos honrar. Encarar esse desafio é fundamental para que possamos garantir e defender os direitos fundamentais da população”. Com essa declaração o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski abriu o Seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça, nesta manhã (11/3), no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A palestra marcou a primeira atividade do evento promovido em parceria pelo TRF4 e o Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS).
Na sua conferência, Zavaski lembrou que no momento atual “garantir a celeridade do processo, que é o instrumento básico do nosso trabalho, é um dever constitucional, mas também é um direito de máxima importância para o cidadão”. Ele também resgatou a história recente, ressaltando que o sistema do Judiciário já vem se modificando por meio de reformas e inovações nas últimas duas décadas. A criação de órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), a formação da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a implementação do processo eletrônico foram alguns exemplos citados pelo ministro como esforços criados visando o aperfeiçoamento administrativo da Justiça.
“Iniciativas como esse seminário vai incutindo nas pessoas a cultura de administrar não só o processo, mas também os recursos que dispomos. Afinal, cumpre a nós gerirmos os nossos recursos, tanto humanos quanto materiais, para podermos sempre atender as demandas da sociedade brasileira”, declarou Zavaski encerrando sua fala.
A desembargadora federal Marga Tessler observou que “é preciso enfrentar essas questões que envolvem a administração da Justiça, pois essa é uma atitude que ajuda a garantir a eficiência dos serviços que prestamos”.
Passos de Freitas finalizou a cerimônia agradecendo o apoio e o engajamento que o tema das boas práticas de organização judicial tem despertado no Poder Judiciário, ressaltando que a realização do seminário é resultado dessa mobilização. “O Poder Judiciário deve se renovar permanentemente. Nesse seminário a nossa meta é elaborar maneiras de melhorar os nossos rendimentos e resultados, mas, acima de tudo, servir a nossa sociedade de maneira mais qualificada”, concluiu.