Presidente Amilcar prestigia ato no MP que formaliza doações a BM e indígenas
Foram formalizadas, no final da tarde da última sexta-feira, 16 de setembro, na sede do Ministério Público do RS, doações do Ministério Público do Trabalho para a Brigada Militar que atua no bairro Restinga, em Porto Alegre, e aos índios guaranis da Aldeia Tekoá Pindó Mirim, localizada em Guaíba. Além de ter feito a intermediação por meio do promotor de Justiça Eduardo Viegas para que as doações ocorressem, o MPRS será responsável pela fiscalização da utilização dos valores doados.
“O MPRS, pelo seu trabalho, conhece bem as necessidades dessas comunidades. Por isso acolhemos as sugestões do Dr. Viegas e pretendemos seguir com essa parceria”, afirmou o representante do MPT da 4ª Região, Ivan Sérgio Camargo dos Santos.
A Aldeia Tekoá Pindó Mirim recebeu R$ 266,8 mil e a BM da Restinga, R$ 250 mil. “Serão adquiridas caminhonete, carro, moto, tratores, arados, utensílios como máquinas de lavar roupa, fogão, freezer, mesas para refeitório e cozinha comunitária”, conta Viegas.
Conforme a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Gisele Müller Monteiro, o MPRS já faz um trabalho de acompanhamento das questões indígenas juntamente com MPF e MPT. “Nosso intuito é trabalhar conjuntamente para efetivar doações e fomentos na área de direitos humanos e cidadania, e, por meio de ideias e abertura de canais, trazer para perto da nossa instituição pessoas vulneráveis”, disse a promotora.
Também participaram do evento, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, desembargador Amilcar Macedo; os representantes da BM Alexsander Pereira Cardozo, Leonardo Dossena e Hermes Volker; a representante da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Liege Dresch, representantes da Comunidade Mbya Guarani Tekoá Pindó Mirim, o psiquiatra Eduardo Daura; dentre outros.
Com informações da ASCOM/MPRS