Presença de estudantes se torna rotina acadêmica na Justiça Militar
Acadêmicos aprendem com a prática o dia-a-dia do ofício jurídico
Na tarde desta quarta-feira (15 de junho), estudantes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da UFRGS, acompanharam mais uma sessão de julgamento do TJM-RS. Os acadêmicos cursam o sétimo semestre e cumprem a tarefa designada pela disciplina de Estágio 2: a de comparecer e observar diversas audiências de diferentes segmentos do Poder Judiciário.
É rotina para a JME oferecer um ambiente organizado e propício ao aprendizado. Assim, quando ocorre a presença de acadêmicos, há uma preocupação em realizar uma Sessão de Julgamento didática e esclarecedora, com o objetivo de torná-la acessível aos estudantes. O empenho desenvolvido tanto pelos magistrados quanto pelos servidores, faz parte das ações executadas para alinhar a Instituição ao que preconiza a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja orientação é implantar programas de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.
Os visitantes enfatizam que foram recebidos com gentileza e simpatia. Depois de ter acompanhado mais de 18 sessões, João Davis Barros Cassal, ressalta que além do bom atendimento pode aprender mais a respeito da competência da Justiça e sobre os crimes militares. “Após tantas outras, esta foi a única sessão em que pudemos aprender claramente”, destaca.
Estiveram presentes, também, os estudantes Larissa Matiello de Oliveira, Luis Ricardo Krüger, Douglas Maria Marques Medeiros, Janaina Todeschini e Fernanda Graeff.