Pontos de Inclusão Digital em pauta na Justiça Militar
Os avanços na implantação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) pela Justiça Militar Estadual foram tema de reunião nesta terça-feira no Tribunal de Justiça Militar. Os PIDs têm como objetivo maximizar o acesso à Justiça, permitindo que os jurisdicionados da JMERS não precisem se deslocar por grandes distâncias para serem atendidos.
Essa iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da ONU, particularmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, que visa "promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis".
Dois PIDs já foram instalados pela JME: um na Ilha da Pintada, em Porto Alegre; e outro em Arambaré, na localidade de Santa Rita do Sul. Mais dois pontos de inclusão digital estão em fase de implantação, sendo um em Riozinho e outro na Barra do Quaraí.
A reunião contou com a presença do vice-presidente do TJMRS, Desembargador Militar Sergio Berni de Brum, do corregedor geral, Desembargador Militar Rodrigo Mohr, da juíza auxiliar Dra. Viviane Freitas, do diretor geral Herbert Schonhoffen, e dos assessores Luciana Carvalho, Diones Gabana, Silvia Rollsing e Olavo Renner.