Planejamento estratégico sustentável na pauta do Judiciário


Na manhã desta quarta-feira (15 de junho), foi aberto o III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, sediado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Justiça Militar gaúcha está representada no evento pelos servidores Marlon Porte e Jaurês Palma que integram a sua Unidade Ambiental e a Comissão ambiental, responsáveis pela elaboração e monitoramento do Plano de Logística Sustentável da Instituição. O objetivo do evento é discutir a importância de aliar o planejamento estratégico à responsabilidade socioambiental, sendo que a ênfase do encontro está na questão das compras públicas sustentáveis.

A primeira edição do Seminário aconteceu em 2014 e resultou na publicação da Resolução CNJ n. 201, de 3 de março de 2015, que dispõe sobre a criação e as competências das unidades ou dos núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário

No programa do evento estão intervenções de especialistas da área ambiental e apresentação de casos de sustentabilidade de sucesso na administração pública.

A dimensão ética

Na abertura, o professor Juarez Freitas da PUC do Rio Grande do Sul falou sobre “a dimensão ética da sustentabilidade”, quando lembrou que as compras públicas já não podem se orientar unicamente pelo preço imediato, mas pela relação custo benefício a médio e longo prazos, incluindo cuidados para com o meio ambiente. 

Imagens da notícia