Planejamento e metas marcam as reuniões do Núcleo de Gestão Estratégica


Ao longo do mês de maio, o Núcleo de Gestão estratégica (NGE) promoveu, no Tribunal de Justiça Militar,  oficinas de trabalho com magistrados e servidores da JME/RS, com o objetivo de expor e debater o tema “gestão”.

O Núcleo, coordenado diretamente pelo Juiz-Presidente do TJM/RS Sergio Antonio Berni de Brum, assessorado pelas servidoras Simone Maria Picoral Dal Molin  e Dionês Gabana de Souza, apresentou seu trabalho e buscou elucidar o conceito de gestão estratégica. O objetivo central dos encontros, segundo o Juiz-Presidente do TJM/RS, é promover maior envolvimento dos servidores para com a tarefa de cumprir as Metas  Nacionais do Poder Judiciário para 2014, principalmente aquelas que são específicas para a Justiça Militar.

O Juiz-Presidente Sergio Antonio Berni de Brum  solicitou o esforço de magistrados e servidores no sentido de alcançar a superação dos resultados satisfatórios dos anos anteriores. Ele lembra que, “entre 2009 e 2013, por exemplo, a Justiça Militar do Estado  alcançou 64% das metas aplicáveis à JME. Afirmou ele, ainda, que os servidores das Auditorias indicados pelos magistrados para participar da reunião, “serão os elos de ligação entre as Auditorias e o Núcleo de Gestão Estratégica (NGE)”. O Juiz-Presidente esclareceu que as Auditorias deverão se dirigir sempre ao NGE para tratar de assuntos relacionados a Metas Nacionais.

 

Abordagens pontuais

Nos encontros organizados pelo Núcleo,  foram abordados os denominados macro desafios do Judiciário Brasileiro, também adotados na Justiça Militar gaúcha como referências institucionais para sua gestão estratégica. Sobre o tema, o Juiz-Presidente afirmou que os macro desafios serão os grandes norteadores do planejamento estratégico para o período 2015/2020. A questão da celeridade da Justiça Militar foi evidenciada durante os encontros, bem como a implantação do Processo Judicial Eletrônico, sobre o qual o Juiz-Presidente informou que estará implementado até 2016. “Para ser uma justiça moderna, célere e transparente, precisamos  trabalhar juntos, pois não se faz nada sozinho”. A frase do Juiz-Presidente foi reafirmada em os encontros.

 

Sintonia e alinhamento

O programa, o trabalho e as abordagens apresentados pelo NGE, deixaram claro que o um dos principais objetivos dos encontros foi o desencadeamento de um processo de estabelecimento de sintonia e alinhamento em todos os níveis da Justiça Militar. Por este motivo, todos os magistrados e servidores têm acesso ao material utilizado pelo Núcleo:

 no site está disponibilizado o material referente ao Planejamento Estratégico da JMERS (na página inicial), bem como materiais sobre as Metas Nacionais do Judiciário (no Menu Transparência, em Metas Nacionais do Poder Judiciário). Na intranet,  há um espaço específico do Planejamento Estratégico, no menu localizado abaixo do logotipo da JME. Lá estão disponíveis arquivos sobre o Planejamento da JME e sobre o Planejamento Nacional bem como Metas Nacionais. O material utilizado pelo NGE nas  apresentações também está disponibilizada lá para acesso, no mesmo espaço da intranet. 

Clique e confira

Imagens da notícia