Núcleo Interno fará auditoria permanente


Começa a operar mais um projeto do plano de metas da atual gestão do TJM, agora incluído no Planejamento Estratégico de longo prazo da Instituição. O Núcleo de Controle Interno e Estatística –NCIE tem a função de auditar permanentemente o Tribunal e as Auditorias, mantendo controle,  apontando possibilidades de otimização de rotinas processuais e administrativas, contribuindo para a consecução das metas e avaliação dos indicadores do Planejamento Estratégico.

Visando adequar os procedimentos e ferramentas de trabalho à lógica e modelo de operação do setor público especializado, servidores alocados no Núcleo reuniram-se, no Palácio da Justiça, com o representante da seccional da CAGE, Vilmarino Aranda Machado. A objetivo era discutir um modelo de auditoria a ser implantado pelo NCIE a partir de 2010.

Segundo a servidora Vera Lúcia Pokorski Kiszewski, foi uma atividade produtiva e de resultados concretos pois foi abordado um conjunto de ações de assessoramento e consultoria. Um manual de Consultoria elaborado pela Contadoria e Auditoria Geral do Estado – CAGE, foi entregue à JME.

Resultado esperado

A finalidade de uma auditagem, ao contrário do que possa parecer, não tem a função de identificar irregularidades, embora isso seja consequencia natural deste tipo de trabalho. Na verdade, verificação de procedimentos e a validação dos controles internos utilizados pela Instituição permitem tomadas de decisão com maior precisão e segurança. Esta sim, é a sua função primordial.

Imagens da notícia