Novembro azul: TJM engajado na prevenção ao Diabetes e ao Câncer de Próstata

novaz

Desde o início do mês, a fachada do Tribunal de Justiça Militar está iluminada com a cor azul, marcando o apoio da justiça militar gaúcha às campanhas de Novembro Azul voltadas à conscientização e prevenção do diabetes e câncer de próstata.   

O câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O diabetes

O Novembro Azul também também simboliza  campanha mundial para alertar e conscientizar a população sobre o diabetes, doença que acomete 840 mil pessoas somente no Rio Grande do Sul.   O Brasil é o terceiro país no mundo com crianças e jovens com diabetes tipo 1, são 92,3 mil casos na faixa de 0-19 anos. Somente atrás da Índia e EUA.

 

É uma doença crônica caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue.  Ocorre quando há a diminuição/falta da produção de insulina pelo pâncreas.  A insulina é uma substância química (hormônio) produzida pelo pâncreas.   O pâncreas é um órgão localizado no abdômen, logo atrás do estômago.

24h pelo Diabetes

O TJMRS soma-se às mobilizações de governos , entidades e privadas da sociedade civil que tem por objetivo ampliar a conscientização sobre o diabetes. Neste sábado, 25, ocorre o “24h pelo diabetes”,  ação promovida e  organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que alerta sobre essa doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar cegueira se não forem tomados os cuidados necessários.   A ação consiste em uma  maratona virtual que oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento da doença.

Todas as informações sobre o 24h pelo diabetes estão disponíveis no link abaixo 

https://cbo.iweventos.com.br/24hdiabetes-2023

 

Imagens da notícia